Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Juizado de Violência Doméstica da capital terá mais um juiz

Página Inicial / Juizado de Violência Doméstica da capital terá mais um juiz

Resolução foi aprovada pelo Tribunal Pleno Administrativo do TJRO

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Porto Velho vai aumentar sua capacidade de resolução de processos judiciais, com a aprovação da Resolução 003/2017, que alterou parcialmente a estrutura organizacional do Juizado, com a inédita criação de uma segunda titularidade, para que dois juízes realizem despachos e sentenças em casos que envolvem a aplicação da Lei Maria da Penha na capital.

Por economia de recursos e atenção às tendências de modernização da Justiça, o TJ de Rondônia amplia também a possibilidade de realização de audiências, ato essencial à atividade da justiça criminal, cuja participação do juiz é requisito básico. Não só isso. Prepara a estrutura institucional para que outras unidades, no futuro, também possam gozar desse reforço, cujo objetivo é acelerar o andamento dos processos.

A inovação está diretamente ligada à necessidade de proteção e a assistência à família, aliadas à criação de mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações. Desta maneira, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hiram Marques, apresentou a proposta que foi aprovada após intensos e produtivos debates realizados entre os desembargadores que compõem o Tribunal Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça, em sessão realizada nesta segunda-feira, 14, em Porto Velho.

O segundo juízo da vara especializada em violência doméstica terá pequeno aporte de força de trabalho e ajudará o TJRO a cumprir a Meta 8 proposta aos tribunais de justiça estaduais pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres até o final deste ano.

O crescimento da demanda jurisdicional foi determinante para que o TJRO aprovasse essa inovação. Da instalação em 2011 até o ano de 2016 houve um aumento no número de sentenças de mérito produzidas no Juizado, saltando de 228, em 2011, para 835, em 2016. Incremento de mais de 50% a produtividade em relação a 2015, que registrou 551 sentenças prolatadas. Enquanto o cartório expedia 5.880 atos em 2011 passou para 12.231 em 2016. O acervo de processos também cresceu: 4.687 processos ao final de 2016.

A criação do segundo juízo está alicerçada na aprovação da Lei Complementar n. 926/2016, que alterou o Código de Organização Judiciária do Estado (COJE), inserindo o artigo 150-C, e seus respectivos parágrafos, além de criar vagas de juízes para a aplicação imediata da resolução. O resultado foi proclamado pelo desembargador presidente, Sansão Saldanha, após a votação feita pelos dezenove magistrados que compuseram a Corte naquela oportunidade.

Fonte da Notícia: TJRO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone