Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Justiça Federal concede sentença favorável a recolhimento de ISSQN para advogados

Página Inicial / Justiça Federal concede sentença favorável a recolhimento de ISSQN para advogados

IMG_7367O Tribunal Regional Federal da Primeira Região – Subseção Judiciária de Ji-Paraná concedeu sentença favorável a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Rondônia (OAB/RO), em face da cobrança do ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza cobrado pelo Município de Ji-Paraná.

O mandado de segurança foi subscrito pelo advogado tributarista e membro consultor da Comissão Nacional de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB, Breno de Paula, em outubro de 2013. Segundo ele, a sentença restabelece as balizas constitucionais nas relações entre o fisco e os contribuintes.

Ao conceder sentença favorável ao pedido da OAB/RO, o juiz federal substituto Eduardo Santos da Rocha Penteado, destaca que a prestação de serviços advocatícios possui por força de lei, caráter personalíssimo, não podendo a sociedade de advogados apresentar forma ou características empresariais, nos termos do art. 16 do Estatuto da OAB – Lei nº 8.906/94.

“Sendo assim, é descabido segregar-se, no âmbito advocatício, a sociedade com estrutura não empresarial da empresarial para assegurar apenas à primeira o tratamento tributário vertido pelo art. 9º, § 3º, do Decreto-Lei nº 406/1968. Ante o exposto, concedo a segurança vindicada para declarar o direito dos advogados e das sociedades de advogados com registro na OAB/RO de recolher o ISSQN nos termos do 9º, § 3º, do Decreto-Lei nº 406/1968, em relação aos serviços prestados no âmbito do município de Ji-Paraná”, descreve a sentença.

O magistrado concluiu ainda na Segurança pela existência de urgência a justificar a antecipação dos efeitos da tutela, em ordem para determinar a suspensão da exigibilidade dos créditos tributários constituídos em dissonância ao art. 9º.
“A sentença beneficia a advocacia de Jí-Paraná, dá concretude ao artigo 133 da Constituição Federal que exalta a indispensabilidade do advogado a administração da justiça uma vez que o benefício fiscal do ISS viabiliza economia aos advogados que poderão melhorar suas estruturas e serviços em prol da sociedade”, pontuou Andrey Cavalcante, Presidente da OAB/RO.

Vale ressaltar que a propositura do Mandado de Segurança Coletivo foi levada ao Conselho Seccional da OAB por iniciativa do Conselheiro estadual, Douglas Wagner Codignola, com total apoio da bancada de Ji-Paraná, composto pelos Conselheiros Christian Fernandes Rabelo e Marcelo Nogueira Franco.

A pronta atuação dos conselheiros seccionais e da diretoria da Subseção da OAB em Ji-Paraná – ao tomar conhecimento da referida Lei Municipal que alterava o sistema de cobrança do ISSQN e levar o problema ao Conselho Seccional – foi fundamental para que a OAB/RO agisse de imediato neste caso e garantisse a segurança dos advogados de Ji-Paraná.

A presidente da Subseção de Ji-Paraná, Solange Aparecida da Silva, parabeniza os demais membros da diretoria e os conselheiros, pelo empenho em defesa da manutenção dos direitos constituídos da classe.

Confira Sentença na íntegra em anexo

Arquivos anexos

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone