Justiça Trabalhista aposta em tecnologia para conciliar no AC e em RO

Página Inicial / Justiça Trabalhista aposta em tecnologia para conciliar no AC e em RO

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) realizou, nos dois primeiros dias da Segunda Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, mais de R$ 5,9 milhões em acordos e beneficiou mais de 1.170 pessoas que esperavam solucionar processos no Acre e Rondônia. Na edição deste ano, o TRT14 aplicou com ênfase recursos de tecnologia da informação na promoção de audiências por meio de videoconferência com partes que estão a mais de 700km nos dois estados.

As Varas do Trabalho de Plácido de Castro (AC), Guajará-Mirim e 5ª de Porto Velho (RO) usaram o aplicativo Whatsapp para agendar processos, além de meios tradicionais, como link do portal do tribunal, e-mail e telefone, ou presencialmente, na própria Secretaria da Vara do Trabalho. Coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a II Semana Nacional da Conciliação Trabalhista teve início na segunda-feira (13/6) e segue até esta sexta-feira (17/6).

Nos estados de Rondônia e Acre, a Justiça do Trabalho agendou 1.196 audiências. Nos dois primeiros dias, foram realizadas 597 audiências nas Varas do Trabalho, Juízo Auxiliar de Solução de Conflitos e em processos que estão em grau de recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST). De acordo com a Secretaria Judiciária e o Núcleo de Solução de Conflitos do tribunal, foram homologados 302 acordos, no valor de R$ 5.931.484,23. Desses acordos, seis estão incluídos em processos que estão no Tribunal Superior do Trabalho (TST), no montante de R$ 243.007,84. O mutirão conta com participação magistrados e servidores e apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, seccionais de Rondônia e Acre.

Fonte da Notícia: Agência CNJ de Notícias