Advogada há sete anos, Lívia Lima Lourenço foi nomeada pelo presidente Márcio Nogueira para a presidência da recém-criada Comissão de Família e Sucessões da OAB/RO. Para ela, é um grande passo para a advocacia rondoniense, pois evidencia o cuidado que a Ordem precisa ter não só com o advogado, mas com a sociedade.
“Os advogados precisam estar aliados ao Poder Judiciário para que as demandas de adequação social possam ser cada vez mais adaptáveis”, disse.
Entre as atuações da Comissão estão a de firmar parcerias com a sociedade civil e entidades afins, promovendo disseminação de conhecimento acerca das questões do direito das famílias e sucessões, além de elaborar trabalhos escritos, como pareceres que possam contribuir para o processo legislativo, promover pesquisas, seminários, workshops, congressos e demais eventos que estimulem o estudo sobre a temática.
Para Lívia, é um desafio lidar com o tema. “Nós, advogados, atuamos, na maioria das vezes, com as situações mais delicadas de sentimento humano: divórcio, disputa de guarda ou os trâmites pós morte. São momentos em que o ser humano está extremamente fragilizado e precisa do amparo de um profissional adequado e qualificado para conseguir resolver o que for preciso”, diz.
Para o presidente Márcio Nogueira, Lívia já tem conhecimento na seara de família e isso será importante a a atuação, promovendo capacitação do advogado para atuação na área. “Fazer a advocacia entender a importância da demanda extrajudicial e da conciliação para as partes, sempre deixar acesa a luz de que em demandas familiares envolvendo crianças, elas são os polos importantes do processo. Acredito que esta nova Comissão trouxe uma nova realidade para a advocacia, como conhecer os problemas da seara familiar e entender que ela precisa de apoio e acolhimento e a doutora Lívia está preparada para está missão”, diz Márcio Nogueira, presidente da OAB/RO.