Página Inicial / Magistrados proferem palestra sobre o futuro das profissões jurídicas durante sessão em Cacoal

Desembargador Hiram Marques durante palestra em Cacoal

A 378ª Sessão Ordinária do Conselho, realizada em Cacoal, teve como destaque a presença dos Desembargadores Marcos Alaor Diniz Grangeia e Hiram Souza Marques que proferiram palestra com o tema “ O Futuro das profissões jurídicas”.

Centenas de estudantes do curso de Direito da Universidade do Estado de Rondônia de Cacoal, tiveram a oportunidade de agregar conhecimento sobre a advocacia, através do amplo conhecimento exposto pelos magistrados.

Ao iniciar sua palestra o desembargador Marcos Alaor destacou sua preocupação quanto ao futuro das profissões jurídicas. De acordo com ele, só no ano passado o número de escritórios de advocacia reduziu em cerca de 40%, o que chama a atenção para uma reflexão sobre onde estará e o que será a profissão jurídica nos próximos anos.

Marcos Alaor questionou os presentes sobre quais seriam os motivos de escolher profissões do âmbito jurídico, destacou ainda alguns pontos que, segundo ele, seriam atrativos para a profissão como a busca por uma boa remuneração, o objetivo de praticar um serviço com relevância social e ainda para ser um profissional com status social.

Segundo o desembargador sem dúvida estes pontos estão presentes quando se decide seguir a carreira jurídica quer seja da magistratura ou na advocacia, porém hoje os estudantes não teriam estas perspectivas, já que não é tão simples concretizar estes pontos.

“É preciso que a cada dia tenhamos a vontade de aprender mais, caso contrário seremos superados, já que somos uma geração de transição. Temos que ter a disposição de aprender cada vez mais se não seremos inevitavelmente superados. ”

Desembargador Macos Alaor durante palestra

Para finalizar Marcos Alaor falou da importância de se pensar o futuro das profissões porque é importante e urgente se fazer isso estabelecendo um novo paradigma de profissionais do direito capaz de responder as novas demandas da sociedade por meio de um eficiente aprendizado contínuo e eficaz.

Dando continuidade à explanação do tema, o desembargador Hiram Souza Marques falou sobre a dificuldade da construção profissional que hoje se tornou muito mais difícil para os novos advogados.

Hiram Marques chamou a atenção para a intranquilidade que vem ganhando espaço no âmbito jurídico devido as dificuldades enfrentadas hoje para as profissões jurídicas.

“Nós somos excelentes profissionais, mas péssimos administradores. Não se admite mais uma atividade como a nossa sem que haja um técnico de informática, um gerente de atividades de planejamento de custos, ou seja, um escritório de advocacia é uma empresa e ela precisa estar organizada, se não tivermos isso em mente o insucesso é o futuro certo”, enfatizou Hiram.

Ao concluir sua explanação, o desembargador Hiram Marques parabenizou Andrey Cavalcante pela iniciativa em proporcionar a oportunidade desta discussão de forma franca, aberta e transparente que a Ordem deve trazer para os advogados.

Extremamente empolgados com o tema os presentes puderam ao final participar de um amplo debate com os dois palestrantes.