A advocacia brasileira pode estar prestes a dar um passo histórico. Em Manaus, durante o Colégio de Presidentes Seccionais da OAB, foi deliberada a necessidade de atualização do provimento que regulamenta a publicidade e o marketing na advocacia. O objetivo é permitir que os profissionais possam, com ética e responsabilidade, falar sobre seus casos concretos e divulgar êxitos profissionais.
Entre as vozes que mais se destacaram na defesa da medida, está a do presidente da OAB Rondônia, Márcio Melo Nogueira, que assumiu publicamente o protagonismo na comunicação institucional da proposta, reforçando o compromisso com uma advocacia mais conectada à realidade da sociedade.
Falar dos nossos êxitos não fere a ética. Fere, isso sim, a Justiça, quando nos impedem de mostrar o valor do nosso trabalho. A advocacia precisa ser compreendida. E, para isso, precisa ser ouvida”, destacou Márcio.
A fala, que repercutiu nas redes sociais e nos bastidores do evento, aponta para uma advocacia que busca mais liberdade comunicacional, sem abrir mão dos seus princípios éticos. Segundo Márcio, a mudança não se trata de autopromoção, mas de alinhamento com o tempo presente e de valorização da profissão.
A sociedade mudou. As pessoas querem saber quem está do outro lado. Querem transparência, conexão e confiança. E a advocacia não pode mais se comunicar como se ainda estivéssemos no século passado.”
Reconhecido nacionalmente por sua atuação em defesa de uma advocacia humana, inovadora e centrada na ética, Márcio Melo Nogueira tem sido referência em temas como tecnologia, prerrogativas e reposicionamento profissional.
A deliberação do Colégio de Presidentes será encaminhada ao Conselho Federal da OAB, com potencial para influenciar a revisão do Provimento 205/2021 — que hoje regula os limites da publicidade na advocacia.