Com 19 anos de experiência, o advogado Vinicius Silva Lemos foi o escolhido pelo presidente Márcio Nogueira para presidir a recém-criada Comissão Especial de Estudos de Processo Civil, que chega com a função incentivar o estudo do processo civil por toda comunidade jurídica com foco a torná-lo mais próximo do exercício diário da advocacia.
Doutor em Direito Processual Civil e autor de várias obras sobre o tema, Lemos destaca que o direito processual civil é uma ferramenta de trabalho para a maioria das áreas do direito e detalha que a Comissão também vai acompanhar os avanços interpretativos e promover eventos para debater o tema com qualidade. “É sempre bom estar à disposição da OAB-RO e encarar mais uma missão. Estudar processo civil é o tema da minha produção acadêmica e científica, o que me insere num debate regional e nacional sobre o tema, com um considerável êxito, justificando a opção do Presidente Márcio pelo convite, o qual fiquei muito honrado em poder participar de uma gestão tão plural e defensora da advocacia. Então, o modo de encarar esse desafio é estabelecer um diálogo nacional, entender nacionalmente os avanços processuais e inserir Rondônia nesse protagonismo”, afirma, ressaltando
Com uma vasta experiência profissional, Vinícius Lemos tem em seu histórico a presidência do Instituto de Direito Processual de Rondônia desde 2019, além de ser Doutor em Processo Civil e autor de obras jurídicas. Ele já atuou na Ordem em diversas funções, como membro da Comissão de Seleção e Admissão (2007 a 2012), Conselheiro Estadual (2013 a 2015), Diretor Acadêmico da ESA/RO (2014/2015) e Diretor-Geral da ESA/RO (2017/2018).
No planejamento de trabalho, Vinícius Lemos vai pautar sua atuação no debate coletivo com todos os membros, para uma inserção nacional de Rondônia. “Cada dia mais temos advogados e profissionais que conseguem atuar entre a acadêmica e a docência, estudando cientificamente o processo civil, o que nos possibilita termos total diálogo nacional e colocar Rondônia como protagonista nesse diálogo. Em ações práticas, é manter um calendário de encontros, debates, estudos de pautas para melhorias da jurisdição e eventos para o aperfeiçoamento da própria comunidade jurídica”, destaca.
Para o presidente Márcio Nogueira, Comissão Especial de Estudos de Processo Civil nasceu de uma necessidade de toda a advocacia e ter Vinícius Lemos na presidência é um privilégio para toda a categoria, devido a sua experiência, conhecimento do assunto. “Compreendemos que a Comissão Especial de Estudos de Processo Civil nasceu de uma necessidade inerente a toda a advocacia. Ter Vinícius Lemos na presidência desta Comissão é um verdadeiro privilégio para toda a categoria, considerando sua vasta experiência e conhecimento profundo do assunto. Estamos confiantes de que sua liderança trará avanços significativos para a advocacia e para a discussão do processo civil em nosso estado e no país”, afirmou Márcio Nogueira.