Página Inicial / Marcos Zani participa de Colégio de Diretores-Tesoureiros promovido pelo Conselho Federal

O diretor-tesoureiro da OAB Rondônia, Marcos Donizetti Zani, participou do 14º Colégio de Diretores-Tesoureiros e Contabilistas dos Conselhos Seccionais, promovido pelo Conselho Federal na última semana. A reunião discutiu temas como tecnologia da informação, transparência e controle do sistema OAB.

Marcos Zani pontuou que esses momentos proporcionam uma maior integração da Seccional Rondônia com o CFOAB e demais Seccionais do país. “O encontro nos traz, além de conhecimento, troca de experiências que enriquecem o nosso trabalho. Estamos lidando com as finanças da entidade e precisamos ter uma visão global do nosso sistema para que a nossa atuação possa ser refletida em benefícios para a advocacia”, disse.

O diretor-tesoureiro do CFOAB, Leonardo Campos, destacou a importância do encontro para que, com o diálogo, seja conquistado o alinhamento entre os sistemas, que é imprescindível ser um único. “Não podemos ter dentro do mesmo sistema parte de contabilidade pública, parte de contabilidade comercial, com cada seccional tocando da sua forma”, disse.

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, disse que “uma boa tesouraria permite que consigamos retribuir os pagamentos das anuidades e, principalmente, prestar contas de forma adequada, para que o advogado entenda como funciona a OAB”.

O coordenador de Tecnologia e Inovação do Conselho Federal, Paulo Brincas, também participou da reunião. “Quando é uma empresa privada, é mais fácil. O investimento gera uma economia, essa economia se projeta no tempo. A OAB não tem faturamento, não tem lucro, não tem resultados de investimento. É gasto, custo. E depois de várias reuniões que tive com a diretoria estou empolgado, feliz, satisfeito com a consciência e o empenho da diretoria com a modernização do Sistema”, disse Brincas.

Apresentações técnicas

Durante o evento, os tesoureiros e contabilistas das seccionais da Ordem receberam informações técnicas, com apresentações feitas por funcionários da OAB Nacional e pelos próprios dirigentes, que puderam compartilhar experiências e indicar as melhores práticas que estão sendo desenvolvidas pelo setor nas seccionais da entidade. O grupo foi dividido, para que os contabilistas pudessem participar de uma palestra específica, sobre as novas declarações contábeis que serão obrigatórias já a partir deste ano.

Já os diretores-tesoureiros participaram de uma reunião com o procurador-geral da Ordem, o conselheiro federal Ulisses Rabaneda (MT). Todos foram informados sobre ações de interesse da OAB e dos andamentos dos processos em defesa da advocacia nas cortes superiores. Os dirigentes de Ordem também debateram propostas para o programa anuidade zero e as parcerias com as Caixas de Assistência por meio dos clubes de serviço.

Temas

Entre os temas abordados durante o encontro, estão: sistema de gestão documental; prestação de contas; provimento 185/2018; portal da transparência; as novas declarações obrigatórias a partir de 2022; receita; provisões e contabilização; ativo imobiliário – passivos contingentes.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO e CFOAB