Após solicitação da OAB Rondônia, o Ministério da Previdência Social anunciou que realizará mutirões de perícias médicas nos municípios de Vilhena, Ariquemes e Ji-Paraná a partir do próximo dia 22 de abril. A informação foi comunicada pelo próprio ministro Carlo Lupi. A expectativa é que a realização desses mutirões contribua significativamente para a redução das filas de espera e proporcione uma resposta mais rápida e justa aos beneficiários.
A busca por mutirões de perícias tem sido uma preocupação que chegou à Ordem por meio da Ouvidoria e da Comissão Especial de Direito Previdenciário. Ao tomar conhecimento, foram realizadas reuniões na tentativa de encontrar formas de assegurar o acesso dos cidadãos a benefícios previdenciários de forma ágil e eficiente.
Conforme Larissa Rodrigues, secretária adjunta e ouvidora-geral, “oficiamos e estivemos pessoalmente no Ministério da Previdência para solicitar que esse mutirão fosse realizado em Rondônia. Conseguimos agora essa confirmação que vai agilizar a análise dos benefícios assistenciais e previdenciários, sendo realizadas as perícias necessárias para se atestar se o beneficiário preenche ou não os requisitos legais e regulamentares para acessá-los”, afirma.
Representando a OABRO, a ouvidora adjunta Marli Mendonça foi a responsável por entregar e manter o diálogo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e, ao tomar conhecimento da necessidade dos mutirões de perícias em Rondônia, o ministro solicitou providências ao setor responsável, destacou a importância e a urgência da realização dessas ações no estado. “Me senti honrada representando a OABRO nesta audiência, especialmente por tratar de um problema tão grave quanto os mutirões de perícias em Rondônia. Tivemos um resultado positivo nesse encontro”, destacou Marli Mendonça.
Para o presidente da OABRO, Márcio Nogueira, “essa conquista representa uma grande conquista para toda a sociedade rondoniense, e evidencia que a OAB Rondônia tem reforçado seu papel ativo na defesa dos direitos dos cidadãos e na busca por melhorias no sistema previdenciário”.