Página Inicial / Ministra do TST abre o I Encontro de Advogados Trabalhistas da Região Norte na OAB

Andrey Cavalcante e a ministra do TST, Delaíde Miranda Arantes

Na noite desta quinta-feira (09), teve início a primeira noite de palestras do 1º Encontro de Advogados Trabalhistas da Região Norte, realizado pela Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (Aronatra) em parceria com a Associação Brasileira de Advogados Trabalhista (Abrat) e a Associação dos Advogados Trabalhistas do Pará (Atep), com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO).

O evento voltado para a classe advocatícia visa promover debates e simpósios buscando uma maior interação entre os profissionais da área, além da valorização da categoria que labuta diuturnamente na busca pelo direito constitucional de seus clientes.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, afirma que “a incansável militância da advocacia trabalhista é um exemplo para todos os juristas. O estilo árduo, vigilante e sempre muito próximo do jurisdicionado transformou o advogado trabalhista em símbolo do desenvolvimento da economia, e, sobretudo, da democracia constitucional brasileira”.

Andrey Cavalcante também citou a grande polêmica em torno da aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei 4330/04 – que regulamenta a terceirização dos serviços nas empresas – que opõe trabalhadores e empresários. “A tradição constitucional democrática defendida pela OAB demanda bom senso, diálogo e entendimento, sem retrocessos nem descarte de direitos individuais e coletivos”.

Representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) Francisco Cruz, a desembargadora Vânia da Rocha Abensur agradeceu o convite para participar do Encontro. “Me sinto honrada em participar deste evento, todas as vezes em que venho a um evento na OAB me sinto gratificada, em casa, e admiro muito esta que é umas das mais nobres profissões: a advocacia”.

A ministra do Tribunal superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes, também agradeceu o convite e falou sobre o trabalho dos magistrados para a sociedade. “Venho a Rondônia pela primeira vez mas, e é uma honra muito grande ter esta oportunidade de estar aqui neste Encontro. Quero ressaltar que além de magistrados, na nossa função de julgar, nós também somos cidadãos, pessoas do povo, e também precisamos fazer a nossa parte na construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, onde possamos ser mais felizes”.

Silvia Lopes Bormaister, presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), destacou que “o tema desse encontro foi cuidadosamente escolhido para a região norte, pinçando as questões mais atuais em debate pelo país. A justiça do trabalho qualifica-se e consolida-se como a mais eficiente do Brasil. É com imensa alegria e muita emoção que venho ao norte pela primeira vez, participar do primeiro de muitos Encontros que faremos na região”.

O presidente da Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (Aronatra), Vítor Noé, ressaltou o sonho coletivo de fortalecer a advocacia rondoniense. “Este evento visa promover o fortalecimento e o aperfeiçoamento dos operadores do direito do trabalho e, sobretudo, dos advogados trabalhistas. A advocacia trabalhista defende o valor social do trabalho e a construção de uma sociedade mais justa e solidária a partir da dignificação do trabalhador”.

Em seguida, a Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Miranda Arantes, deu início à palestra “A Importância da Advocacia para os avanços jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho”.

Participaram também do evento o secretário-geral da OAB/RO, Michel Barros, o conselheiro federal da OAB/RO Elton Assis, a desembargadora Zelite Carneiro, o presidente da OAB Jovem da OAB/RO, Felipe Gurjão, o presidente da OAB Jovem do Acre, André Marques, a presidente da comissão OAB Mulher, Elda Luciana Melo, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), a diretoria e membros da Aronatra, a diretoria da Abrat, conselheiros seccionais, membros de comissões da OAB/RO, vários advogados e acadêmicos.

O 1º Encontro de Advogados Trabalhistas da Região Norte, continua hoje (10/4), no auditório da OAB/RO. Confira cronograma:

Dia 10 de abril (Sexta-feira)
19h – Tema: “A Nova Sistemática Recursal Trabalhista (Lei n. 13.015/2014)”
Palestrante: Ronaldo Tolentino
Presidente da mesa: João Pedro Ferraz dos Passos

20h – Coffee Break

20h20 – Tema: “A Contratação do Advogado Sindical”
Palestrante: Raimundo Cezar Britto – ex- presidente do Conselho Federal da OAB, ex-presidente da Abrat, advogado Sindical.

21h – Tema: “As Perspectivas da Advocacia Trabalhista”

Oficinas:
“Advocacia em Dissídio Individual com a temática nas Audiência Trabalhista”
“Advocacia Sindical com a temática na Prática da Advocacia em Direito Coletivo”
“Empreendedorismo Jurídico com a temática no Coaching para Advogados”
“Atuação do Advogado Trabalhista nos Tribunais com a temática nas Prerrogativas do Advogado Trabalhista”
“Advocacia Sindical: com a temática no Processo Judicial em Causas Coletivas”
“Empreendedorismo Jurídico com a temática na Gestão de Escritório e Marketing Jurídico”

O encontro terá certificação de 10horas/aula. As inscrições podem ser realizadas diretamente na OAB/RO, na sala da ESA/RO, ou na sede da Aronatra com custo de R$ 50,00. Para maiores informações acesse a página do encontro AQUI.

Confira galeria de imagens: