Página Inicial / Movimento Rondônia pela Educação é discutido em reunião com participação da OAB/RO

O diretor-geral da ESA/RO, Eduardo Abílio Diniz, representou a entidade no evento.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) participou, nesta sexta-feira (9), de reunião ordinária da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) para discutir sobre o Movimento Rondônia pela Educação. O projeto pretende diminuir a evasão escolar e profissionalizar estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho. O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia em Rondônia (ESA/RO), Eduardo Abílio Diniz, representou a entidade no evento.

“O principal objetivo do movimento é debater o aperfeiçoamento das redes de ensino do Estado e coletar sugestões de cada entidade e instituição, assim como promover a troca de experiências. É uma iniciativa muito importante para Rondônia. Melhorar a qualidade do ensino é a melhor forma de desenvolver o Estado”, destaca Eduardo Abílio Diniz.

Zerar o analfabetismo entre os trabalhadores de Rondônia; integrar a escola, família e sociedade para melhorar a educação; implantar projeto de formação para gestores escolares; reduzir 80% da evasão escolar identificada no Estado; promover experiências que diminuam ou erradiquem a evasão escolar e promover 70% de escolaridade básica completa dos trabalhadores da indústria são as metas anunciadas do movimento.

Conforme o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, o sucesso do projeto depende do envolvimento de todos os setores. “Julgo da maior relevância o grau de consciência que os gestores escolares atingiram em tão pouco tempo, já que estamos trabalhando com dados e indicadores que a própria Seduc produz de forma sistêmica. Nesse curto espaço de tempo conseguimos visualizar pelo menos quais são os pontos que recomendam atenção e os desafios a serem enfrentados nos próximos dois anos, para efetivamente, melhorarmos os indicadores da educação em Rondônia”, frisa.

Veja as imagens do evento.

Movimento Rondônia pela Educação
O projeto chegou a Rondônia após ser aplicado pela Federação de Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Segundo a Fiero, o projeto pretende promover alfabetização aos trabalhadores das indústrias, redução de evasão escolar entre outras metas. O movimento conta com um conselho de governança composto por 25 entidades que aderiram ao movimento desde a efetivação do projeto, na capital, para estabelecerem metas e ações prioritárias para o desenvolvimento da educação estadual.

O Conselho visa acompanhar a evolução das metas do Movimento e os indicadores de educação básica e profissional do Estado de Rondônia, tomando como referência o Plano Estadual de Educação. O objetivo também é propor ações complementares para o alcance das metas e a melhoria dos indicadores educacionais, em regime de colaboração e de articulação entre estado, municípios, instituições de ensino, terceiro setor e indústrias.