Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

MPRO e OAB tratam sobre caso de advogado agredido por policiais do Denarc

Página Inicial / MPRO e OAB tratam sobre caso de advogado agredido por policiais do Denarc

O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO), Elton Assis, e o secretário-geral da Seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), Márcio Nogueira, reuniram-se nesta terça-feira (07), com o promotor de justiça do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Shalimar Marques, para tratar sobre a violação de prerrogativas sofrida pelo advogado Nando Campos, no final do mês passado.

A OAB Rondônia encaminhou ofício ao Ministério Público pedindo o afastamento dos agentes da Polícia Civil do Departamento de Narcóticos (Denarc) de Porto Velho envolvidos no caso de agressão ao advogado durante acompanhamento a um cliente, inclusive sob a alegação de que o lugar do profissional não seria ali, e sim na Delegacia.

“É uma situação muito preocupante. Uma violação clara das prerrogativas profissionais. Nossa atuação não é contra a instituição e sim contra os agentes. A conduta deles excedeu em muito a de um agente público em nome do Estado ao agredir um advogado em pleno exercício de sua função”, detalhou o presidente Elton Assis ao procurador.

Shalimar Marques recepcionou os representantes da Ordem e ainda disponibilizou mais canais de comunicação para facilitar o contato entre o Ministério Público e a OAB RO. “Todos os procedimentos da OAB e da Comissão de Defesa das Prerrogativas, que envolvam a questão de segurança pública, podem ser enviados diretamente pra mim por whatsapp. Estamos autorizados a utilizar todo e qualquer mecanismo eletrônico para a instrução de procedimentos”.

Além disso, o promotor relembrou o papel das instituições e pessoas em geral no apoio a este trabalho. “A Constituição cita que a segurança pública é dever de todos, então quanto mais atores atuando nessa fiscalização, nesse controle, pra mim é melhor”.

“Preocupa-nos muito é a normalização. Esse caso teve repercussão nacional e temos recebido cobranças do país inteiro, com relação às agressões físicas e verbais cometidas pelos agentes. A resposta que se dá a um caso como esse tem um efeito pedagógico muito forte. Se não acontecer nada, irá ficar parecendo que é normal. Então a OAB busca essa reposta o quanto antes”, explicou o secretário-geral, Márcio Nogueira.

O promotor esclareceu e prontificou-se com relação aos próximos passos da atuação: “Essa apuração efetiva dos fatos vai acontecer e vou cobrar a celeridade possível nessa situação. O canal de comunicação está aberto e estamos à disposição da OAB. Então, assim que eu receber a numeração dos procedimentos, já encaminho para a OAB poder acompanhar”.

O presidente da Seccional agradeceu a disponibilidade do promotor e garantiu o envio de toda a documentação e materiais do caso ao promotor também através dos novos canais diretos.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone