Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

No CNJ, Lamachia e presidente da Subseção de Ouro Preto despacham pedido de controle administrativo acerca de provimento do TJ/RO

Página Inicial / No CNJ, Lamachia e presidente da Subseção de Ouro Preto despacham pedido de controle administrativo acerca de provimento do TJ/RO

O pedido da OAB/RO requer a suspensão imediata do provimento do TJ/RO.

O presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Herbert Wender Rocha, juntamente com o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, despacharam, na última terça-feira (14), o pedido de controle administrativo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o Provimento Conjunto n. 1/2017, da Presidência e Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO).

O objetivo foi requerer a suspensão imediata do provimento, uma vez que, as novas regras alteram substancialmente o funcionamento dos juizados especiais e a rotina dos advogados que atuam perante aquele sistema, com forte impacto também nos jurisdicionados.

A norma administrativa veiculada, na última quinta-feira (8), pelo Diário de Justiça do TJ/RO, desborda dos limites ínsitos à atuação administrativa, altera práticas forenses consolidadas há décadas, desde a implantação dos Juizados Especiais no estado, fazendo-o em desconformidade com a lei e o Enunciado 10 do Fórum Nacional dos Juizados Estaduais (Fonaje). O procedimento foi autuado sob o n. 0004820-96.2017.2.00.0000 e está sob a relatoria do ministro Bruno Ronchetti.

Em despacho com Bruno Ronchetti, Lamachia procurou demonstrar o entendimento do CFOAB e da OAB/RO a respeito das ilegalidades perpetradas e aproveitou a oportunidade para entregar memorial com a análise realizada pela diretoria da OAB Rondônia. “A Ordem envidará todos os esforços no cumprimento do seu dever constitucional de defender a advocacia e a cidadania”, afirma.

A diretoria da Seccional Rondônia avaliou como importante a participação do CFOAB no caso proposto para que a advocacia rondoniense, bem como os jurisdicionados, estejam certos de que o sistema Ordem, intransigentemente, não medirá esforços para cumprir com suas finalidades institucionais.

“A nova regra vai na contramão da lei, da jurisprudência e da prática forense consolidada há décadas, além de acirrar os ânimos das partes e prejudicar o ambiente para acordo. É um tema de absoluta importância para a advocacia, para a cidadania e para todos os envolvidos com a prestação jurisdicional no estado de Rondônia”, enfatiza o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Cláudio Lamachia, Bruno Ronchetti e Herbert Wender Rocha, durante o despacho no CNJ.

De acordo com Herbert Wender Rocha, a norma inovou a ordem jurídica, impondo obrigação e limitando o exercício de direitos não limitados pela lei específica, violando assim o princípio da legalidade. “Fomos muito bem recebidos pelo conselheiro Bruno, relator do caso no CNJ. Compartilho esse importante ato pois muito me honra representar a advocacia ouropretense, e nesse particular, fui honrado ao representar a advocacia de Rondônia. Agradeço pela confiança depositada a mim pelo Andrey Cavalcante e toda sua diretoria”, pontua.

Também estiveram presentes, para acompanhar o pleito da Ordem dos Advogados do Brasil, o conselheiro federal e representante institucional OAB no CNJ, José Norberto Lopes Campelo, e os futuros conselheiros do CNJ, Valdetário Andrade Monteiro e André Luís Guimarães Godinho.

Confira a íntegra dos requerimentos dirigidos ao TJ/RO e ao CNJ; e o procedimento de controle administrativo.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone