Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, OAB/RO destaca importância da conscientização; Comissão visita Associação em Porto Velho

Página Inicial / No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, OAB/RO destaca importância da conscientização; Comissão visita Associação em Porto Velho

Você já ouvir falar Transtorno do Espectro Autista (TEA)? A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Rondônia chama a atenção para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste 2 de abril. A data foi reservada com a ideia é sensibilizar a sociedade sobre o tema e combater o preconceito contra essas pessoas, que não possuem uma doença e, sim, um transtorno do neurodesenvolvimento que prejudica a comunicação verbal e não verbal do indivíduo.

Peterson Lima, presidente da Comissão, alerta que a informação é a melhor forma de conviver de forma respeitosa com familiares e pessoas que possuem autismo.

“Pais de crianças autistas, profissionais especializados no tema sempre enfatizam a importância da sociedade conhecer sobre o assunto. Quanto mais informação, mais a pessoa autista e seus familiares se sentirão confortáveis em meio à sociedade, com um maior desenvolvimento e uma melhor integração”, diz.

Nesta sexta-feira (1º), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou uma visita institucional à Associação dos Pais e Amigos do Autista em Porto Velho. Os representantes da OAB/RO foram recebidos pela presidente da associação, Nilza Maria Ferreira, e conheceram as instalações físicas, bem como as atividades que AMA-RO desenvolve com as crianças, adolescentes e adultos.

O local atende pessoas a partir 4 anos. Dentre as atividades destacam-se: estimulação aquática, estimulação psicomotora, desenvolvimento comportamental pedagógico, atividades da vida prática entre outros.

O presidente da Comissão da OAB/RO destaca que a diretoria do AMA falou sobre as maiores problemáticas e reclamações que recebem das famílias. “Negativa do benefício previdenciário BPC/LOAS, negativas de matrículas por parte das escolas públicas e particulares a crianças autistas, ausência de profissional cuidador e mediador pedagógico nas escolas estão entre as dificuldades enfrentadas no dia a dia de autistas e familiares”, alerta o advogado.

A comissão colocou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia à disposição para ser parceira na busca de igualdade por direitos e inclusão e respeito a essas famílias.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone