Página Inicial / Noite de Emoção e Compromisso: OABRO credencia 29 novos advogados e quatro estagiários

A última sexta-feira do mês de outubro foi marcada por mais uma noite de emoções para os 29 novos advogados e advogadas e quatro estagiários credenciadas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO). A solenidade foi realizada no auditório da OABRO, e encheu de emoção os novos profissionais habilitados ao exercício da advocacia.

O presidente da OABRO, Márcio Nogueira, iniciou o evento pedindo que os bacharéis em Direito encontrassem a voz do coração para fazer o juramento e, após o credenciamento, abraçassem amigos e familiares importantes nesse processo.

Orador da turma, Jorge Augusto Camargo, iniciou seu discurso falando de gratidão e disse que seus pais sempre foram um exemplo de vida e profissão. Ele também comentou que este momento o leva 20 anos de ao passado, quando o irmão,hoje já falecido recebeu a credencial de advogado.

Ao falar da turma, José Augusto Camargo comenta que não vê somente futuros advogados, mas guardiões dos princípios da justiça. “Quero ressaltar que a advocacia não é para os que desanimam diante das adversidades. Não recuamos diante dos desafios, pois a partir deste momento, nos tornamos os novos guardiões da justiça de Rondônia e do Brasil.”

Amadeu Guilherme Matzenbacher, paraninfo da turma, prendeu a atenção de todos ao falar da nobreza da profissão. Com palavras carregadas de sabedoria, ele recordou que ser advogado não é apenas abraçar uma carreira, mas uma vocação que exige dedicação contínua.

O presidente da OABRO, Márcio Nogueira, juntamente com a conselheira seccional Robislete de Jesus Barros, entregou ao parainfo da turma o Certificado de Homenagem. O gesto simbolizou o reconhecimento da Ordem e a gratidão pela contribuição que Amadeu Guilherme Matzenbacher fez ao longo de sua carreira como advogado e ex-conselheiro.

Márcio Nogueira, em seu discurso, salientou que a coragem do advogado se traduz em agir com determinação, mesmo quando afligido por incertezas. Essa ousadia é o resultado da perseverança diante do que é desconhecido e assustador.

“Coragem é seguir em frente mesmo com medo, persistir mesmo com dúvidas. Na advocacia, cada um desempenha um papel distinto na busca por justiça. Defendam suas prerrogativas e sejam éticos. Ser ético é o maior patrimônio do advogado. E ser advogado é uma escolha de aprendizado vitalício, pois é fundamental para evitar a obsolescência.”

O evento estava repleto de histórias inspiradoras, incluindo a de Nures Bueno de Oliveira Vasconcelos, uma mulher que conquistou sua credencial após duas décadas de sua formação acadêmica. Ela conta que se graduou em Direito em 2002, mas, devido a desafios da vida, não conseguiu se credenciar na época. A nova advogada relata que teve que recomeçar seus estudos praticamente do zero para se preparar para o exame da Ordem. “Pensei em desistir em várias ocasiões, derramei muitas lágrimas. Tive que recomeçar meus estudos do zero, pois muitos dos conhecimentos que já havia adquirido tinha esquecido, além de diversas mudanças nas leis”, comenta emocionada.

Nures também compartilha que, agora credenciada como advogada, planeja se especializar nas áreas de Direito Administrativo e Constitucional. “Foram essas áreas do direito que me apaixonei ainda mais enquanto estava reaprendendo as leis para passar no exame da Ordem.”

Além do presidente da OABRO, Márcio Nogueira, estiveram presentes no evento a conselheira seccional Robislete de Jesus Barros; o tesoureiro da OABRO, Marcos Donizetti Zani; a secretária-geral adjunta, ouvidora-geral e corregedora-geral, Larissa Rodrigues; presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rafaela Cristina Alburquerque; vice-presidente da Jovem Advocacia, Leonardo Lima; secretária-geral adjunta da Comissão da Jovem Advocacia (CAJA), Ingrid Castro Rodrigues; presidente da subseção de Ouro Preto do Oeste, Ulysses Sbsczk Azis Pereira; e o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas e advogado Amadeu Guilherme Matzenbacher.