Nota de Congratulação do DCJ da Unir

Página Inicial / Nota de Congratulação do DCJ da Unir

nota_congratulaçãoO Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia vem pela presente nota congratular a posse da nova Diretoria Executiva da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, os membros da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia, os senhores Conselheiros tanto junto ao Conselho Federal da autarquia quanto aos Conselheiros Estaduais.

A Ordem dos Advogados do Brasil, autarquia com função histórica de não só tutelar a classe, mas de representar a sociedade em defesa do Direito e da Justiça, galga uma longa caminhada com percalços e obstáculos. No Estado de Rondônia, não constitui exceção: fundada em 1974, a Seccional Rondônia batalhou nos momentos mais importantes do Estado por meio de sua Diretoria, a Caixa de Apoio e os seus caros Conselheiros.

E é vindo deste natural processo de evolução e mudanças históricas na OAB que se finda mais uma gestão, sagrando-se reeleitos o Presidente, Dr. Andrey Cavalcante de Carvalho e o Diretor Tesoureiro, Dr. Fernando da Silva Maia. A gestão trienal da Diretoria Executiva 2012/2015, capitaneada pelo Dr. Andrey Cavalcante, ladeado pela Dra. Veralice Gonçalves de Souza Veris na qualidade de Vice-Presidente, Dr. Michel Fernandes Barros na atribuição de Secretário Geral, Dr. Walter Gustavo da Silva Lemos como Secretário Adjunto e Fernando da Silva Maia como Tesoureiro. Junto a Caixa dos Advogados da Seccional, os Drs Manoel Veríssimo Ferreira Neto, Demétrio Laino Justo Filho, Vitor Martins Noé, Helena Maria Brondani Sadahiro, Jesus Clezer Cunha Lobato, Laura Caroline de Araujo e Adevaldo Andrade Reis. Nesta mesma corrente colaborativa, estavam tanto os Conselheiros Seccionais titulares e suplentes bem como os Conselheiros junto ao Conselho Federal da Ordem.

Nestes três anos, a advocacia rondoniense foi brindada com a modernização administrativa, pelo diálogo crescente com a sociedade e com profundos debates sobre a importância do ensino jurídico no Estado de Rondônia. As parcerias existentes com a Universidade por meio deste Departamento foram fortalecidas, possibilitando o fortalecimento institucional conjunto e os laços cooperativos. O advogado rondoniense, seja ele público ou privado foi devidamente valorizado; as prerrogativas, caras a nossa profissão, foram objetos de discussões para efetivação dos comandos previstos no Estatuto desta Autarquia.

O Direito é desafiado diariamente pela sanha social a se adaptar, a ter novo porte, uma nova fala: não é a briga, a guerra, a peleja que norteia a profissão; mas o diálogo, a mediania e a justiça. É a exata medida das coisas através da importância do acordo e da defesa do Estado Democrático de Direito que nos norteia a desafiar-nos diariamente na transmutação da norma em fato. Tal trabalho de suma importância ganha, dentre os mais diversos atores, com destaque aos advogados o desafio de buscar a sistematicidade do Direito e a defesa dos valores caros a profissão e a sociedade que nos desafia diariamente a atender seus ensejos e encargos. Aceitar este desafio não depende somente do sujeito advogado, mas da unidade da classe e o suporte de sua principal instituição – a OAB – neste caminho.

Neste triênio, tanto a Diretoria Executiva, a CAARO e seus Conselheiros, tanto Federais quanto Seccionais, exerceram com honra seus deveres junto a classe. Neste dia primeiro, administrativamente, tais responsabilidades mudam de costas; a classe aguarda ansiosamente que a próxima gestão continue avançando e a sociedade anseia, nestes tempos tempestuosos em que o Direito é fustigado por dúvidas diante da Política e da Economia incertas, a agir; a sociedade anseia da Ordem dos Advogados do Brasil uma postura ativa diante dos obstáculos que se avizinham.

Neste novo triênio, que os embates havidos sejam solucionados; que as contendas havidas entre as instituições, resolvidas; que as prerrogativas da classe não sejam olvidadas; que o diálogo institucional prossiga, demonstrando que a democracia e a liberdade defendida pela Seccional Rondônia se espraie entre as mais diversas Instituições na busca pela Unidade e Concórdia entre os mais diversos setores e de laços colaborativos para que possamos brindar junto a sociedade a importância de nossos esforços vocacionados a todos os cidadãos brasileiros e ao Estado que nos rege.

Doutores Andrey Cavalcante de Carvalho, Maracelia Lima de Oliveira, Marcio, Melo Nogueira, Eurico Soares Montenegro Neto e Fernando da Silva Maia, à frente da Diretoria Executiva, assumem neste dia primeiro e já recebem não só os desafios enumerados, mas inúmeros que o observador distante não encara; nos próximos três anos, aos senhores será solicitado que superem os que agora se despedem – e, graças a competência, inteligência e capacidade de articulação reconhecida pela classe, são hoje galgados a este caminho.

Num laço colaborativo, a CAARO, composta pelos Doutores Rochilmer Mello da Rocha Filho, Max Ferreira Rolim, Nayara Simeas Pereira Rodrigues Martins, Helena Maria Brondani Sadahiro, Tadeu Aguiar Neto, Vanessa Michele Esber Serrate, Deniele Ribeiro Mendonça,  os Doutos Conselheiros Seccionais e Federais eleitos, dentre os quais um dos membros da Academia desta UNIR, ressalto: são chamados à ágora. A classe e a sociedade os aguardam o melhor de cada um; cremos diante de suas qualidades individuais e coletivas que vocês estão além dos encargos esperados. Dormientibus non sucurrit jus.

Porto Velho, 01 de janeiro de 2015.

Delson Fernando Barcellos Xavier
Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas