Neste 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) reforça o compromisso no enfrentamento à violência contra as mulheres. A data, que marca também o encerramento dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, exige de todos nós uma reflexão profunda sobre o papel de cada indivíduo e instituição na construção de um mundo mais justo e seguro.
O feminicídio e a violência de gênero representam uma violação inaceitável dos direitos humanos. Tragédias como a que vitimou a bacharel em direito Hellen Cortes, hoje (10), em Cerejeiras chocam e nos convocam a agir com determinação e urgência para combater as estruturas de desigualdade e opressão que perpetuam esses crimes.
A OAB-RO reafirma a missão de defender os direitos fundamentais, e nesse sentido, conclama a advocacia, as instituições públicas e toda a sociedade a unirem esforços para erradicar a violência de gênero. O enfrentamento a essa realidade passa pela conscientização, pela ampliação das redes de proteção e pelo fortalecimento das políticas públicas que garantam a segurança e os direitos das mulheres.
Que este 10 de dezembro seja um marco de renovação do compromisso coletivo com a dignidade humana e com o respeito à vida. Que as vozes silenciadas pela violência ecoem como um chamado à ação, e que possamos, juntos, construir uma sociedade onde os direitos das mulheres sejam plenamente respeitados e protegidos.
Vanessa Esber
Presidente da Comissão da Mulher Advogada
Márcio Nogueira
Presidente da OAB Rondônia