A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) manifesta sua consternação e solidariedade com as famílias que sofreram perdas com a tragédia do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), ocorrida na última sexta-feira (25).
A Seccional Rondônia também ressalta sua preocupação, pois a tragédia ocorrida é resultado de um verdadeiro descaso, tendo em vista que há cerca de três anos ocorreu o rompimento da barragem de Mariana, também em Minas Gerais. O que deixa claro que o país não evoluiu em relação à operacionalização e fiscalização no setor. Essa preocupante situação mostra que devemos avançar na questão ambiental por todo o nosso país.
Diante desses tristes fatos, nos resta torcer para que mais sobreviventes sejam encontrados e que os impactos ambientais sejam minimizados da melhor forma possível. Além disso, nos colocarmos à disposição para colaborar no que for preciso e, desde já, reivindicarmos que todas as investigações sejam feitas com rigor e os responsáveis tenham as devidas punições.
Cordialmente,
Elton Assis
Presidente da OAB/RO