Página Inicial / Novembro Azul: Caaro promove palestra especial em alusão a campanha mundial nessa quinta (10)

Caaro novembro azulA Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) promove, nessa quinta-feira (10), a palestra “Prevenção e diagnóstico do câncer de próstata”. O evento, a ser ministrado pelo urologista Cid Scarpa, será realizado no plenário da Seccional, às 19h30.

A palestra visa despertar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, já que a doença pode ter 80% de cura se diagnosticada de forma antecipada.

“A proposta é nos engajar nesta campanha de esclarecimento e orientação, visando à prevenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das maiores causas de morte da população masculina. Além da palestra, o destaque para a importância do exame de PSA”, enfatiza o presidente da Caaro, Rochilmer Rocha Filho.

Para o presidente da Ordem, Andrey Cavalcante, a conscientização busca dirimir as barreiras de preconceito instaladas na sociedade. “Nosso objetivo é fazer com que os homens olhem para sua saúde de maneira mais regular. O exame dura cerca de 10 a 15 segundos apenas e pode salvar uma vida inteira. Portanto, é importante vencer o preconceito e se atualizar das medidas de precaução, e ainda, ao identificar os sintomas, buscar a ajuda médica”, destaca.

Novembro Azul
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, neste mês, também é comemorado o Dia do Homem, em 19 de novembro. A campanha pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 61 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.