Com um entoado e emocionado “Eu consegui!”, a oradora da turma de novos advogados credenciados pela Seccional Rondônia da OAB, Pâmela Daiane de Viveiros, deu início ao seu discurso. A nova advogada externou seus sentimentos durante o discurso, compartilhado por muitos, quanto à desafios enfrentados para conquistar a tão sonhada credencial. Ao todo, 16 advogados já estão aptos para exercerem suas profissões.
“Em memória do meu pai e do meu esposo, aceitei esse desafio (de ser oradora), com gratidão e com medo também. Nossa eterna gratidão a mães, pais, irmãos, esposos e esposas, cunhados e cunhadas, sogras, com adendo especial ao meu filho Benício, que passou longos dias e noites estudando comigo, em meu colo, além da minha sogra e da minha cunhada. Saibam, aos familiares presentes, foram e são extremamente valorizados por cada um de nós. Nossa carreira está só começando, nossos estudos estão só começando, e é com muita alegria que podemos falar: eu consegui!”, resumiu a oradora.
Estefane Miranda Souza é natural de Guajará-Mirim, mas trilho sua trajetória profissional em Porto Velho. Ser advogada é, para ela, a realização de um sonho, que chegou após diversos desafios. “Foi um momento de grandes desafios, de longos dias de estudos e que precisei fazer sacrifícios, mas fico muito grata a principalmente minha família, meu esposo e minhas irmãs, por todo o apoio dado. Não foi fácil, mas com a ajuda deles eu não desisti.”
Compondo a mesa, estavam o presidente da Seccional Rondônia da OAB, Márcio Nogueira; o paraninfo da solenidade, Gilson Luiz Jucá; a secretária-geral e paraninfa da solenidade, Aline Silva; secretária-geral adjunta, corregedora e ouvidora-geral, Larissa Rodrigues; diretor geral do TRT14, Lélio Lopes; secretário-geral da Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia, Mateus Henrique de Goes; presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Leonardo Costa Lima; membro da Comissão de Seleção e Habilitação, Jhonatan Costa; e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Alessandra Rocha.
O paraninfo da solenidade, Gilson Luiz Jucá relembrou o momento em que, há quase 40 anos, recebia sua credencial e iniciava sua trajetória na advocacia. “Há pouco mais de 39 anos eu passava por este momento e hoje tenho a honra de proporcionar que o passado encontre o presente. É um momento de realização de sonhos, início de muitas carreiras e hoje gostaria de ressaltar a presença marcante das mulheres na advocacia. Um reconhecimento que precisa ser feito com mais frequência.”
A secretária-geral adjunta e corregedora Larissa Rodrigues discursou, em nome da diretoria, ressaltando a importância de não desistir dos objetivos. “Caso estejam cansados, descansem. Não desistam dos sonhos de vocês por conta das adversidades da vida. Façam boas escolhas, estudem e trilhem assim uma carreira brilhante.”