Página Inicial / Novos profissionais da advocacia recebem credencial em solenidade realizada pela OAB/RO em Porto Velho

Entrega aconteceu no auditório da OAB/RO em Porto Velho

Representantes da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) fizeram a recepção a 43 novos advogados e três estagiários durante solenidade de entrega de credencial realizada na quarta-feira (29), no auditório da entidade. Após prestarem o juramento, os novos advogados e advogadas receberam a credencial da OAB/RO, a carteira da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro) e o Manual do Jovem Advogado.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, falou que a solenidade o emocionou pelo fato de falar da profissão que tanto se orgulha de praticar. “Procurei buscar uma mensagem para transmitir-lhes nesta data tão especial e não pude deixar de sentir saudades. Percebo, contudo, que é preciso, para que a saudade valha a pena, olharmos para diante. Caríssimos novos colegas advogadas e advogados que hoje nos honram ao incorporar a OAB Rondônia, sua força, talento, capacidade e determinação são sobejamente demonstrados na retumbante vitória em mais essa dificílima etapa da vida de cada um”, destacou.

Andrey disse ainda que a experiência humana não seria tão rica e gratificante se não existissem obstáculos a superar. “O cume ensolarado de uma montanha não seria tão maravilhoso se não existissem vales sombrios a atravessar”.

Falando sobre as prerrogativas, o presidente da Seccional informou que a OAB/RO tem o dever de defendê-las, além do integral apoio que a Ordem oferece como suporte, experiências e novos conhecimentos, através de cursos e palestras permanentemente disponibilizados.

Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante

“Quero dizer que todos terão igualmente à sua disposição os coworkings – que são escritórios compartilhados – e salas de apoio na capital e em todo o interior do estado. Inclusive, a sala agora inaugurada no CPA e no TCE, algo inédito do país. Poderão contar com os benefícios da Caaro, das dezenas de comissões setoriais e da Escola Superior da Advocacia”, salientou.

Representando a Caaro e a Comissão dos Jovens Advogados, o advogado Danilo Henrique Alencar cumprimentou a diretoria da OAB/RO e a todos os participantes, frisando que a participação da OAB Jovem na solenidade o deixou honrado. “Após cinco anos de formação acadêmica e muitas horas de estudo, ainda temos o indispensável Exame de Ordem. Mas, estamos aqui hoje para concretizar esta conquista. E posso dizer que nesses dois anos e meio aprendi que a palavra advogado significa mais do que apenas exercer a profissão. Nós somos instrumentos promovedores de paz social, dignidade e Justiça”, afirmou.

Contente com a solenidade de entrega de credencial, a oradora da turma, Renata Saldanha, falou que o momento representa uma nova fase na vida dos novos profissionais. “Ansiamos durante cinco anos o começo da realização de vários sonhos. Se chegamos até aqui é porque temos muito a agradecer. Essa vitória se deve principalmente a Deus, nossos familiares e amigos. Termos que acreditar na Justiça e na certeza de um amanhã cada vez melhor. Também temos que ser contra as injustiças e lutar pela igualdade”, enfatizou.

Oradora da turma, Renata Saldanha

A secretária-geral adjunta e presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Aline Corrêa, cumprimentou a todos da mesa e aos novos profissionais, os quais chamou de “estrelas da noite”. “Vejo olhos brilhando, vejo ombros aliviados de não mais carregarem um peso acompanhado por um longo período, até passarem no Exame da OAB. Vejo alegria e emoção no rosto de vocês, e não é para menos: sei muito bem o que passaram no caminho que vocês percorreram até aqui. Vocês irão jurar que vão exercer a advocacia com dignidade, independência, observar a ética, a defesa das prerrogativas profissionais, a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a Justiça Social, a boa aplicação das leis, a rápida aplicação da Justiça, o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Para isso, contem conosco, pois estaremos aqui para caminhar ao lado de vocês”.

Durante a noite da solenidade, o conselheiro federal por Rondônia e ouvidor nacional do Conselho Federal da OAB, Elton Assis, disse que os jovens colegas passam a somar na trincheira. “Como conselheiro federal da OAB, sempre busquei apoiar a seccional Rondônia para oportunizar ao jovem advogado e advogada instalações dignas para o início do efetivo exercício profissional”, lembrou.

Veja galeria de fotos: