Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Núcleo para gerir repetitivos chega à Justiça de Rondônia

Página Inicial / Núcleo para gerir repetitivos chega à Justiça de Rondônia

O Tribunal de Justiça de Rondônia criou o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep) para organizar os resultados dos julgamentos de casos análogos e que se repetem com frequência no judiciário. A divulgação dos julgados irá uniformizar os entendimentos jurídicos, o que pode fazer com que os processos sejam solucionados mais rápido.

O núcleo foi criado pelo para a padronização e organização de procedimentos administrativos decorrentes de julgamentos de repercussão geral, de recursos repetitivos, de incidentes de resolução de demandas repetitivas e de assunção de competência, previstos na Lei nº 13.105, de 16 de março de 2016, Código de Processo Civil (CPC). O Nugep foi instituído por resolução publicada em de 31 janeiro, no Diário da Justiça de Rondônia.

Segundo o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, o núcleo busca uniformizar procedimentos administrativos decorrentes de sobrestamento de processos em razão de julgamentos de repercussão geral e de casos de repetitivos. A unidade, vinculada à presidência do tribunal, alimenta banco de dados estadual, que permite consultar informações de repercussão geral, dos casos repetitivos e dos incidentes de assunção de competência, bem como de manter atualizadas os dados do Banco Nacional de Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A criação do Nugep foi aprovada pelo tribunal pleno administrativo em sessão realizada em 23 de janeiro. A estrutura organizacional também está definida na resolução. A unidade será supervisionada por uma comissão gestora, composta pelos desembargadores presidentes das câmaras reunidas do TJRO (Cíveis, Especiais e Criminais), conforme o regimento interno do TJRO.

Para o desenvolvimento das atividades, a comissão gestora do Nugep poderá valer-se do apoio da Comissão de Jurisprudência e Documentação do Tribunal de Justiça e será formado por 5 servidores do tribunal, todos formados em direito, o secretário judiciário e diretores dos departamentos judiciários, de preferência os que se encontrarem há mais tempo nos cargos. Ao menos 75% dos componentes do Nugep deverão integrar o quadro de pessoal efetivo do tribunal.

Fonte da Notícia: Agência CNJ de Notícias

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone