Página Inicial / OAB apoia 11ª Edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que inicia nesta terça (16)

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos direitos Humanos (CDDH), apoia a realização da 11ª Edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos, evento cultural nacional que acontece em Porto Velho de 16 a 20 de maio. A abertura oficial do evento acontece nesta terça-feira (16), às 19h, no teatro do Sesc. A entrada é gratuita.

Ao todo, nesta edição serão exibidos 29 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero, e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky.

Para o presidente da CDDH, Esequiel Roque do Espírito Santo, a promoção de eventos deste tipo é muito importante para sensibilizar a sociedade quanto à situação dos direitos humanos no Brasil e no mundo. “Será uma grande oportunidade para fomentar a discussão e reflexão sobre direitos fundamentais através do cinema. É muito importante conscientizar a sociedade sobre os direitos humanos como um todo”.

Criada em 2006, como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Além da OAB/RO, a Mostra conta com apoio do Sesc/RO, Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Eletrobras-Eletronorte, Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Ação Social (Seas); Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf) e Fundação Cultural do Município (Funcultural).

Confira nos anexos abaixo a programação completa do evento e as informações sobre os filmes.