Página Inicial / OAB Ariquemes promove Pacto em Defesa da Democracia e Combate à Desinformação com candidatos a prefeito

Nesta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Ariquemes deu um passo importante na promoção de eleições éticas e transparentes, ao reunir os candidatos à Prefeitura do Município de Ariquemes para a assinatura de um Pacto em Defesa da Democracia e Combate à Desinformação (Fake News). Este evento é uma continuação da iniciativa promovida pela OAB Rondônia, liderada pelo presidente Márcio Nogueira e sua Diretoria, que visa reforçar o compromisso com a verdade e a integridade no processo eleitoral.

O evento contou com uma expressiva participação da sociedade, reunindo aproximadamente 100 pessoas, incluindo autoridades políticas, civis, policiais, além de advogados, membros da imprensa, presidentes de comissões e familiares dos candidatos. A ampla presença destacou a relevância da iniciativa e o apoio coletivo a uma eleição justa e democrática.

A condução dos trabalhos ficou a cargo da Diretoria da Subseção de Ariquemes, sob a liderança do presidente em exercício, Dr. Aluisio Santiago, que foi enfático ao afirmar a importância do momento. “Foi um momento de grande celebração da democracia, de união de esforços para que as eleições municipais transcorram de forma ética, transparente e combatendo as ‘Fake News'”, declarou o presidente. Sua fala reforça a necessidade de combater a desinformação, que representa um dos maiores desafios à integridade das eleições.

O evento também contou com a presença de importantes membros da OAB Rondônia, como os conselheiros seccionais Weverton Heringer e Cleonice Lascheski. O conselheiro federal Dr. Alex Sarkis também participou do evento, representando a Seccional de Rondônia, e em sua fala destacou o compromisso da OAB com a defesa da democracia em todo o estado. Representando o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Elton Fulber, a delegada da CAARO Iriane Lopes também marcou presença, sublinhando o apoio institucional à iniciativa.

A assinatura do pacto é um compromisso formal dos candidatos em zelar pela veracidade das informações divulgadas durante a campanha, bem como em promover um ambiente de respeito e ética nas eleições municipais. A OAB Ariquemes, ao liderar esse movimento, reafirma seu papel crucial na defesa dos princípios democráticos e na promoção de um processo eleitoral justo, no qual a verdade prevaleça sobre a desinformação.

A cobertura pela imprensa local garantiu que a mensagem de defesa da democracia e do combate às fake news alcançasse um público ainda maior, ampliando a conscientização sobre a importância de eleições transparentes e responsáveis. Com a assinatura do pacto, a OAB Ariquemes estabelece um marco na condução das eleições municipais, criando uma base sólida para um pleito mais íntegro e confiável.