Com o objetivo de aliar conhecimento jurídico à prática da advocacia trabalhista, a Comissão dos Jovens Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Cacoal promoveu, na última semana, duas atividades de capacitações práticas sobre direito do trabalho, com a mentoria da advogada e vice-presidente da OAB Cacoal, Glória Chris Gordon. O evento contou com apoio da Seccional Rondônia, Escola Superior da Advocacia (ESA/RO) e Comissão de Direito do Trabalho. Diversos advogados estavam presentes em busca de aprimoramento na área.
A primeira capacitação prática ficou sob a responsabilidade do coordenador de integração e interiorização da ESA/RO e presidente da Comissão Especial de Estudos de Direito do Trabalho, Vinícius Noé, que abordou, em sua palestra, “Noções Básicas sobre Cálculos Trabalhistas”.
A segunda foi a realização de uma audiência simulada, com a participação do servidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Wellinghton Dias Periquito e do juiz Luciano Henrique da Silva. Essa atividade foi possível por meio da ação conjunta da Subseção de Cacoal, Comissão Especial de Estudo de Direito do Trabalho, ESA/RO, Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).
A audiência de instrução teve como objetivo era ampliar as discussões comuns na Justiça do Trabalho e tendências, uma vez que as simulações contaram com a presença de advogados atuantes na área, um juiz do trabalho e servidor da Justiça do Trabalho.
Para Glória Chris Gordon, “esses dois módulos enriqueceram muito a Mentoria Trabalhista, pois, trouxeram noções de cálculos e a verdadeira prática aos mentorandos com a realização da audiência simulada. Foi gratificante ver os mentorandos colocando na prática o que aprenderam em nossos encontros”.
Para Vinicius Noé, presidente da Comissão de Estudo de Direito do Trabalho, secretário adjunto da OAB Jovem e coordenador de integração e interiorização da ESA/RO, o sucesso do evento é resultado da integração das comissões, uma das principais metas da atual gestão. “Atuação em conjunto para promover as melhorias que a advocacia do estado precisa. Só temos que agradecer a todos que se juntaram neste projeto”.
Elton Assis, presidente da OABRO, parabeniza a iniciativa e destaca que: “essa é a continuidade de um trabalho iniciado no começo da gestão, que está sendo replicado em todo o estado, que tem o objetivo de aliar o conhecimento jurídico à pratica para a melhor prestação jurisdicional pelos advogados”.