O uso de ventilação não invasiva (VNI) com pressão positiva é um dos tratamentos destinados aos pacientes internados com covid-19 em Rondônia. Em Porto Velho, o tratamento para a insuficiência respiratória aguda, um dos principais sintomas que levam pessoas acometidas com covid-19 à internação, tem sido realizado pelo Hospital de Campanha da Zona Leste com essas máscaras de VNI.
Nesta semana, o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, tomou conhecimento da falta da máscara VNI na unidade e, preocupado com o crescente número de casos de pessoas infectadas com a covid-19, aliado às dificuldades do Governo do Estado em adquirir esses materiais, tendo em vista o processo de licitação que visava adquirir tais produtos restou deserto, iniciou uma campanha para arrecadar recursos para a compra de insumos aos hospitais de campanha de Porto Velho.
“Essa técnica de tratamento usa uma espécie de máscara de mergulho adaptada, com o objetivo de melhorar os níveis de oxigenação e diminuir o desconforto respiratório, a fim de evitar a necessidade de intubação”, explica o diretor do Hospital de Campanha da zona leste de Porto Velho, Richard Menezes Costa.
Já a coordenadora administrativa do hospital e advogada, Ana Carolina Gomes de Souza Abreu, complementa que “a grande massa dos pacientes internados precisa dessas máscaras para o tratamento terapêutico e o estado não tem. Houve uma licitação, mas foi deserta. Por isso precisamos inicialmente de 120 unidades. Nesse momento estou preocupada apenas em salvar vidas e buscar auxílio naquilo que for possível”, conclamou a profissional ao presidente da OABRO.
Campanha de arrecadação
Mobilizada na ação, a OABRO iniciou contato com advogados e empresários locais em busca de atender esta demanda e já conseguiu iniciar as doações. “Esse é o momento de união e solidariedade em favor de toda a população. Com apoio, aumentam as chances de mais pessoas serem curadas e o estado sair da situação em que se encontra. Atualmente em Rondônia, grande parte das pessoas tem amigos, conhecidos ou familiares acometidos pela doença, o que mostra a gravidade e o alcance que ela tem tomado. Portanto, também é ainda mais essencial que todos tenham atitude de obediência às normas de segurança”, disse ele.
A arrecadação da OAB Rondônia acontece através de doações em conta específica destinada a esse fim, com o objetivo da compra de máscaras de VNI e outros insumos aos hospitais de campanha de Porto Velho:
Conta corrente da OAB Rondônia
CNPJ: 04079224/0001-91
Banco do Brasil
Agência: 2757- X
Conta: 10.383-7
PIX: (celular) 69984174203
Covid em Rondônia
O Estado de Rondônia já alcançou a marca de quase 150 mil casos confirmados de pessoas infectadas com a covid-19 desde o início da pandemia, e os primeiros meses de 2021 tem registrado significativo aumento de infectados em todo o país. Dentre os problemas no maior alastramento da doença, estão a falta de leitos (tanto clínicos, como de UTI) e de insumos para esses atendimentos.