Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB condena violação a garantias individuais e prerrogativas em investigações

Página Inicial / OAB condena violação a garantias individuais e prerrogativas em investigações

Elton Assis: "É possível punir com observância do devido processo legal"

Elton Assis: “É possível punir com observância do devido processo legal”

“É possível investigar, processar e punir com observância do devido processo legal.” A observação é do conselheiro federal por Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Elton Assis, que condenou a violação de garantias individuais e de prerrogativas dos advogados, por meio de intercepções de ligações entre esses profissionais e seus clientes, e o vazamento ilegal de informações. A matéria foi tratada em sessão extraordinária do Conselho Federal e do Colégio de Presidentes de Seccionais na última sexta-feira (18), quando foi definido o posicionamento favorável da OAB Nacional ao pedido de impeachment da presidente da República. Além de Elton Assis, participaram da reunião o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, e o conselheiros federais Elton Fulber, Breno Dias e Fabrício Jurado.

Ao apreciar as condições para o possível afastamento de Dilma Rousseff e o atual momento político crítico do País, a Ordem analisou os episódios de vazamento de conteúdos específicos da Operação Lava Jato. Para a entidade, a gravação de conversas telefônicas de advogados e clientes, mesmo com autorização judicial, sem que os profissionais estejam sendo investigados, fere prerrogativa garantida pela Lei 8.906 de 1994, o Estatuto da Advocacia e da OAB.

“Não podemos admitir e condenamos veementemente as interceptações de conversas telefônicas entre advogados e clientes, da mesma forma o vazamento à imprensa com o objetivo claro de direcionar a opinião pública, o que é claramente ofensivo ao Estado Democrático de Direito. É possível investigar, processar e punir com observância do devido processo legal”, ressaltou o conselheiro por Rondônia Elton Assis.

Já Elton Fulber lembrou que a celeridade processual e o acesso aberto a informações de interesse público para garantir o combate à corrupção não podem ultrapassar as garantias fundamentais, tão caras à sociedade brasileira. “Os direitos individuais estabelecidos pela Constituição Federal jamais podem ser violados em quaisquer investigações”, destaca.

“Não podemos nos levar por cegas ideologias, mas preservar a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito”, complementa Breno Dias. O conselheiro também ressaltou a importância do respeito ao devido processo legal. “É preciso investigar severamente e punir quem for considerado culpado, mas tudo dentro do que determinam as leis em vigor no País. Atos ilegais não podem constituir o caminho para o combater à corrupção.”

A presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) e vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, garante que a entidade está alerta aos possíveis descumprimentos das garantias profissionais dos advogados. “Não vamos permitir, na Operação Lava Jato ou qualquer outra investigação, a interceptação ilegal de advogados, o vazamento seletivo de escutas telefônicas e a utilização de provas ilícitas por qualquer juiz”, assegurou.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone