Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB consegue revogação do Provimento 68: “uma vitória das mais importantes”, disse presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante

Página Inicial / OAB consegue revogação do Provimento 68: “uma vitória das mais importantes”, disse presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante

Andrey Cavalcante e Claudio Lamachia

Mais uma vitória para a advocacia brasileira. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conseguiu que o Provimento 68, de 3 de maio de 2018, do corregedor nacional da Justiça, ministro Humberto Martins, fosse revisto e revogado de plano, na quarta-feira (17). Ele dispõe sobre a uniformização dos procedimentos referentes ao levantamento dos depósitos judiciais e ao bloqueio de valores, antes mesmo que seja submetido ao Plenário do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).

Na terça-feira (16), o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, esteve com o corregedor nacional de Justiça para tratar do assunto. Ele entregou memoriais e reforçou a necessidade da revogação do Provimento CNJ nº 68/2018, que tem criado muitos transtornos à advocacia.

“Todo o Sistema Ordem trabalha pelo fortalecimento da advocacia, profissão guardiã do Estado Democrático de Direto e da cidadania. A OAB não poderia aceitar o Provimento 68, uma vez que obrigava a intimação da parte adversa, condicionando a liberação de alvará ao fim de inespecífico prazo recursal, criando mecanismo processual não previsto no CPC e não passível de convalidação por meio de ato normativo. Essa revogação foi uma vitória das mais importantes”, enfatizou o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Claudio Lamachia e Fernando Maia

O diretor-tesoureiro e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), Fernando Maia, afirmou que o provimento violava a garantia da independência funcional dos magistrados e esvaziava o exercício jurisdicional do poder geral de cautela. “Também violava o Estatuto da Advocacia, na medida em que os artigos 22, § 4º, e 23 preveem a liberação imediata da verba honorária”, comentou.

O pedido de providências da OAB foi julgado procedente de plano, revogando o Provimento 68, nos termos da decisão (Id. 2957158) que entendeu que o CNJ tem poderes normativos com origem na Constituição, de modo que possui força normativa primária, em paridade com a lei, e que o provimento atacado tem por objetivo conferir transparência aos atos processuais relacionados ao levantamento de valores depositados judicialmente.

O advogado de Ji-Paraná Jobeci Geraldo dos Santos comemorou a notícia sobre a revogação do Provimento 68, agradecendo a atuação do presidente da Seccional Rondônia na causa.

“Quero aqui expressar o meu contentamento, a minha alegria e por que não parabenizar o nosso presidente, Dr. Andrey Cavalcante, que foi um lutador e um brigador nessa jornada desse famigerado Provimento 68. Quando eu levei isso ao conhecimento do Dr. Andrey, ele foi junto comigo ao Tribunal e ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e hoje recebemos essa notícia. Para nós advogados isso é uma grande vitória. Aquele provimento odioso, ilegal, que inclusive substituiu o CPC, coisa que eu nunca vi, graças a Deus foi revogado. Estamos todos nós de parabéns! Isso é bom para a advocacia, é bom para a Justiça e para todos aqueles que militam nessa área”, salientou Jobeci.

Veja a revogação do provimento aqui ou no anexo abaixo.

Arquivos anexos

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone