A necessidade de garantir maior autonomia a Defensoria Pública de Buritis, foi uma das principais reivindicações da Diretoria da Subseção de Buritis durante reunião institucional com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante.
Participaram da reunião a presidente da Subseção, Ledi Buth, o diretor tesoureiro Ademir Adur e a auxiliar da Defensoria, Selva Síria.
Conforme relatou Selva Síria, dos mais de 12 mil processos que tramitam na Comarca, cerca de 80% são assistidos pela Defensoria, porém, o limite de atuação das auxiliares não garante a tomada de decisões ou atos que possam permitir a execução de ações da Defensoria que visam promover maior aproximação com a sociedade de Buritis ou celeridade processual, a exemplo de mutirões que visem a justiça rápida.
Imediatamente, Andrey Cavalcante entrou em contato com defensor público geral, Antônio Fontoura Coimbra e obteve do defensor a garantia de que, entre os novos defensores recém aprovados em concursos, que tomarão posse, um deles certamente será designado para Buritis.
Também durante a reunião, ficou definida a data de 19 de setembro para a realização da caravana da CAARO, que levará a capacitação no Processo Judicial Eletrônico aos advogados da Comarca, certificação digital e doação de tokens. Na ocasião, também foi confirmado o envio de novos computadores para atender a sala do advogado.
Visita ao Fórum
Logo em seguida, Andrey Cavalcante e os diretores da Subseção se reuniram com o diretor do Fórum da Comarca, juiz Rogério Montai de Lima, magistrado recém chegado ao município, mas que no pouco tempo de atuação já mostrou um desempenho eficiente e que vem proporcionando uma maior celeridade aos processos que tramitam nas duas Varas do Fórum.
O magistrado citou que dos quase 5.500 processos que havia na Comarca quando ele assumiu, em 30 de julho deste ano, apenas 503 estavam conclusos para despacho. “Atualmente não temos na comarca nenhum processo concluso”, comentou o juiz.
A atuação eficiente do magistrado rendeu-lhe elogios do presidente da OAB/RO e da diretoria da Subseção. “A advocacia da região está feliz com sua postura que prima por um trato respeitoso e voltado a diálogo com nossa classe, bem como por sua visão de garantir a sociedade de Buritis o acesso rápido à Justiça”, comentou Andrey.
O magistrado por sua vez, parabenizou Andrey Cavalcante pelo grande trabalho que vem fazendo na OAB, visível pela magistratura. “A sua condução a presidência da OAB garantiu um novo ritmo a entidade e trouxe a OAB de volta ao cenário das grandes discussões e voltada a garantir muito mais benefícios e respeito aos advogados do Estado”.
Com a Diretoria da Subseção da OAB de Buritis ouviu demandas da classe para a região e, imediatamente já tomou iniciativa para atender a alguns reclames da classe.