A Subseção de Cacoal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou visita nesta quinta-feira (27), ao presídio feminino da região para verificar as condições do ambiente prisional e conversar com as detentas. O objetivo é direcionar as ações sociais que serão desenvolvidas pelas Comissões da Subseção no decorrer do ano de 2020.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, pressalta que a Seccional tem um papel importante na garantia das prerrogativas profissionais e defensora dos direitos sociais e humanos dos cidadãos. “É essencial que realizemos visitas frequentes aos presídios do Estado para averiguar situações irregulares que possam ferir os direitos humanos. E ainda, incentivar a ressocialização das detentas com projetos que darão oportunidades às presas”.
Segundo o presidente da Subseção de Cacoal, Diógenes de Almeida, “desde o início da gestão temos visitado regularmente o presídio de Cacoal, especialmente por meio dos representantes da Comissão de Assuntos Penitenciários e Direitos Humanos. Apesar de todas as deficiências que ainda persiste, foi gratificante ver quantos avanços os agentes penitenciários conquistaram valendo-se da criatividade e parceria com instituições. Ainda há muito que fazer e permaneceremos vigilantes e atentos às condições de vida da população carcerária, para que assim possamos buscar melhorias condignas”, disse.
Também acompanharam a visita os membros da Comissão da Mulher Advogada Tainã Lopes, Suzy Pichek e Marlucia Dourado e integrantes da Comissão de Assuntos Penitenciários e Direitos Humanos Leonardo Zavatin, Matilde Mendes e Janete Prates.