A subseção de Outro Preto D’Oeste da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, na última quinta-feira (25), do projeto “Combatendo a violência física e psicológica na 3ª idade”, realizada com idosos do Atenção à Pessoa Idosa (API).
O evento realizado em uma chácara do município, é uma iniciativa de estudantes do curso de Serviço Social e visa, além de observar o trabalho do profissional desta área, mobilizar a sociedade para formar parcerias na elaboração e conclusão deste projeto.
O presidente da Subseção, Ermínio de Sousa Melo, proferiu palestra onde abordou os principais tópicos da violência contra idosos. “A violência contra idosos é uma realidade que muitas vezes não é vista ou percebida pelas pessoas, que incluem maus tratos e negligência, além de violência psicológica e financeira”, pontuou.
Ele também ressaltou que os agressores na maioria das vezes são familiares, e podem ser condenados até doze anos de prisão. “De acordo com o Ministério da Saúde, a maior parte desta violência é cometida dentro de casa, pelos próprios filhos, noras e genros, mas, assim como crianças e mulheres, os idosos tem medo de denunciar o crime”.
Finalizando, o presidente da Subseção da OAB de Outro Preto D’Oeste informou que quaisquer tipos de violência contra idosos podem e devem ser denunciadas na OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.