Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB deve participar do comitê gestor do PJ-e em tribunal, diz CNJ

Página Inicial / OAB deve participar do comitê gestor do PJ-e em tribunal, diz CNJ

Em voto, Conselheiro Valtércio de Oliveira destaca a indispensabilidade da participação da advocacia nos assuntos de interesse da Justiça, como a Rede de Governança do PJe. FOTO: G.Dettmar/Agência CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por maioria de votos, que o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) amplie a participação de membros no Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico (PJe) de forma a garantir a representação da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), como previsto na Portaria CNJ nº 26, de 2015, que instituiu a Rede de Governança do PJe. A decisão se deu durante a 36ª Sessão Virtual do CNJ, encerrada na última sexta-feira (29/9).

A decisão se deu em um pedido de providências proposto no CNJ pela OAB-GO com objetivo de resolver problemas de ordem técnica relacionados à instabilidade do sistema e a instituição de um comitê gestor composto por usuários internos e externos, notadamente por membros da OAB. A entidade alegou, no processo, que a implantação do sistema judicial eletrônico no TJGO resultou em grande desgaste para a advocacia diante das instabilidades apresentadas no acesso ao sistema para a protocolização de ações e de petições, acarretando, inclusive, no descumprimento dos seus prazos processuais e na perda da produtividade.

O conselheiro do CNJ Valtércio de Oliveira considerou, em seu voto, que o meio eletrônico de tramitação dos processos judiciais representou inegável evolução na sistemática processual vigente, contribuindo para uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva, “mas de nada adiantariam os esforços para se implantar métodos processuais mais eficientes se não houver contraprestação técnica adequada para o alcance dos objetivos”. Para o conselheiro, o TJGO vem buscando os meios necessários para melhorar a agilidade e corrigir as inconsistências em seu sistema processual eletrônico. No entanto, conforme expôs em seu voto, é imprescindível a participação dos variados segmentos que atuam no campo judicial com suas contribuições no comitê gestor do PJe, especialmente a OAB. O comitê gestor do PJe no TJGO é, atualmente, integrado apenas por membros e servidores do Poder Judiciário local, sem contemplar a participação de outras categorias profissionais.

O CNJ determinou que o TJGO amplie a participação de membros no Comitê Gestor, incluindo a OAB. A Portaria determina que os Comitês Gestores dos Tribunais devem ser “compostos por, no mínimo, representantes da magistratura, do Ministério Público dos Estados e da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil”.

“A indispensabilidade do advogado à administração da justiça é princípio de caráter constitucional, nos termos do art. 133, sendo inegável que essa “indispensabilidade” não será concretizada sem a efetiva participação da advocacia nos assuntos de interesses da Justiça como um todo, tal como é o caso da implantação e utilização do PJe”, disse o conselheiro Valtércio, em seu voto.

Fonte da Notícia: Luiza Fariello - Agência CNJ de Notícias

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone