OAB e CAARO inauguram sala “Ney Leal” no TJRO

Página Inicial / OAB e CAARO inauguram sala “Ney Leal” no TJRO

Andrey Cavalcante, ressaltou a importância da

Andrey Cavalcante, ressaltou a importância da sala aos advogados e das demais que ainda serão entregues aos profissionais

Na manhã desta quinta-feira (29) Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) inauguraram mais uma moderna sala de apoio aos advogados do Estado.

A “Sala Ney Luiz de Freitas Leal” – em homenagem ao saudoso advogado falecido em fevereiro de 2013 – está localizada no 3º andar do prédio do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), e conta com estrutura para promover a inclusão digital dos profissionais por meio da oferta de equipamentos tecnológicos de ponta.

Com recursos advindos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), geridos pela CAARO, a sala do TJRO é a sexta unidade a ser entregue pela OAB/RO e CAARO com um novo padrão de mobiliário e equipamentos, voltados a garantir ambiente mais humanizado, confortável e dotado de instrumentos necessários para que os advogados tenham acesso facilitado ao Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe) e demais sistemas eletrônicos do Judiciário brasileiro.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressaltou a importância da sala aos advogados e das demais que ainda serão entregues aos profissionais, tanto em Porto Velho como no interior, uma vez que as reformas são realizadas com recursos que vêm dos próprios advogados e que retornam para eles com a oferta de ambiente adequado para a realização de sua atividade profissional de forma mais eficiente.

Homenagem
A inauguração da sala também serviu de homenagem à memória do advogado Ney Luiz de Freitas Leal falecido em fevereiro de 2013, que recebeu seu nome na sala da mais alta corte da justiça do Estado, imortalizando assim o profissional que foi um dos fundadores da OAB em

A inauguração da sala  homenageou o advogado Ney Luiz de Freitas Leal

A inauguração da sala homenageou o advogado Ney Luiz de Freitas Leal

Rondônia e muito contribuiu para o fortalecimento da entidade com sua atitude combativa, sempre em defesa das causas institucionais e da sociedade. Ney Leal também foi vice-presidente da entidade, conselheiro estadual, conselheiro federal, e representou a classe dos juristas como juiz Eleitoral na Corte do Tribunal Regional Eleitoral.

Ao dirigir-se a família de Ney Leal, Andrey Cavalcante lembrou que o advogado foi importante, tanto na história de sua família, como na sua história institucional. “Em toda a sua vida pessoal e profissional, sempre foi pautado pela ética, pela moral, pelo amor à profissão e ao amor e dedicação incondicional a sua família”, comentou.

O presidente da CAARO, Manoel Veríssimo também reconheceu como justa a homenagem da OAB ao advogado. “Tenho certeza que ele se sentiria honrado com esta homenagem, que representa uma conquista institucional que fortalece os advogados. Ter o nome de Ney Leal na sala do advogado da mais alta corte da justiça do Estado é uma grande honra”.

A viúva de Ney Leal, Carmem Bucci, agradeceu a OAB e a CAARO pela homenagem e amparada pelo filho do casal, Ney Leal Neto, fez um discurso emocionado no qual destaca “um marido e pai carinhoso, profissional exemplar que mesmo lutando contra a doença que o vitimou, jamais sentiu-se fraco para defender a advocacia. Meu grande amor que deixou muitas saudades! ”.

A advogada Carolina Leal, filha de Ney Leal, representando as irmãs Daniela, Juliana e Ana Paula, que moram em outro estado e não puderam comparecer ao evento, e Ney Leal Neto, também agradeceu a homenagem e destacou todo o amor e dedicação de seu pai pela profissão. “Meu pai era um grande homem, apaixonado pelo Direito, deixou aqui grandes amigos e um legado que muito me orgulha. Sempre me mostrou quão valorosa e importante é nossa profissão. Por causa dele me tornei advogada e amo minha profissão”.

Também estiveram presentes ao evento a diretoria da OAB/RO, a diretoria da CAARO, o presidente do TJRO Rowilson Teixeira e os juízes auxiliares Enio Salvador Vaz e João Alberto Castro Alves, o membro honorário vitalício da Seccional Pedro Origa Neto, os conselheiros federais da OAB/RO Elton Assis e Osman de Sá, Fabrício Jurado representando os conselheiros seccionais, Raul Fonseca, procurador-adjunto da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, advogada Juliane Muniz representando o Tribunal de Prerrogativas da OAB/RO, Felipe Gurjão, presidente da OAB Jovem representando os Jovens Advogados, amigos e familiares de Ney Leal, e vários advogados.