Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB e MPF ajuízam ação por falta de intérpretes de Libras na Unir

Página Inicial / OAB e MPF ajuízam ação por falta de intérpretes de Libras na Unir

Presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB/RO, Evany Gabriela Córdova
Foto: ALE/RO

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) e o Ministério Público Federal (MPF/RO) ingressaram com uma ação civil pública contra a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a União, pedindo que sejam disponibilizados aos universitários com deficiência auditiva tradutores e intérpretes da Língua Brasileira dos Sinais (Libras). O processo tramita na Justiça Federal.

Segundo reclamações feitas pela Associação dos Surdos de Porto Velho e pela Associação dos Surdos de Rondônia, em vários campi da Universidade não há intérpretes de Libras, prejudicando os universitários com deficiência auditiva. Conforme dados do MPF, em 2016, a Unir tinha 48 alunos com deficiência, sendo 24 com deficiência auditiva. Só no campus de Porto Velho, existiam 14 acadêmicos surdos, sendo que apenas três tinham acompanhamento de intérprete.

A OAB/RO alega que, após reiterados pedidos por solução, a Unir informou que, para realizar as contratações de intérpretes é necessário que o Ministério da Educação (MEC) autorize a criação do cargo e das vagas a serem preenchidas por concurso público; e não há em Rondônia profissionais suficientes com formação superior aptos a transcrever e interpretar matérias complexas por meio de Libras.

Sem a solução extrajudicial, OAB/RO e MPF/RO ingressaram com uma ação civil pública (ACP) na Justiça Federal, contra a Unir e a União, pedindo que sejam disponibilizados tradutores e intérpretes de Libras, utilizando contrações emergenciais ou temporárias, convênio com outras instituições públicas ou privadas, termos de cooperação, etc., e, também, que os conteúdos dos cursos sejam reaplicados integralmente com a participação dos intérpretes, bem como os alunos sejam reavaliados.

A presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), Evany Córdova, explica que em reunião realizada com a Unir, foram verificadas que medidas estavam sendo adotadas para sanar a falta de professores intérpretes para atendimento a acadêmicos surdos matriculados no estado. “Diante da justificativa da impotência da Universidade em abrir tantas vagas para contratação dos profissionais intérpretes, resolvemos ir até o MPF para, juntos, buscarmos soluções e auxiliar e prestar assistência a esses acadêmicos”.

“Como não obtivemos êxito na tentativa de solução extrajudicial, se fez necessária a propositura da ação, em conjunto com o MPF, para que, por meio da heterocomposição, possa o Estado cumprir com suas prestações positivas, de forma a garantir os direitos constitucionais e legais relacionados aos acadêmicos com deficiência auditiva, oportunizando, inclusive, a efetivação da igualdade material do ensino e serviço prestados”, destaca o procurador jurídico da OAB/RO, Moacyr Pontes Netto.

A ação é assinada pelos procuradores jurídicos da Ordem, Moacyr Pontes Netto e Saiera Silva de Oliveira, integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Seccional e pelo procurador da República Raphael Bevilaqua.

Fonte da Notícia: Com informações do MPF/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone