Nesta quinta-feira (05) o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, esteve reunido com o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), desembargador Alexandre Miguel, para tratarem sobre o cronograma de capacitação dos advogados, da capital e do interior, para a utilização do Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe).
De acordo com o TJRO, o PJe do judiciário tem previsão de implementação em todo o estado, até dezembro de 2015. À medida em que o novo sistema for instalado, os processos novos somente poderão ser registrados por meio eletrônico.
Andrey Cavalcante explicou ao desembargador Alexandre Miguel a preocupação da OAB em garantir a capacitação dos profissionais para que estes possam executar a atividade sem prejuízo. Para tanto, há a necessidade de elaborar um cronograma em conjunto para levar primeiro a capacitação, antes da implantação do sistema.
Ficou acordado com o vice-presidente do TJRO, reunião na próxima segunda-feira (9/6), que contará com a presença do presidente da Comissão de Tecnologia e membro gestor do PJe no Tribunal, Walter Airam e do coordenador de capacitação do PJe no Estado, Felippe Pestana, ocasião em que todos os detalhes do treinamento serão acordados.
Andrey faz questão de destacar aos profissionais que a OAB estará em todo o estado levando a qualificação e a certificação digital, essencial para que os advogados possam ter acesso ao novo sistema, a exemplo da presença da entidade junto aos profissionais em vários municípios de Rondônia em função da implantação do PJe na Justiça do Trabalho.
A reunião contou ainda com a presença do secretário-geral adjunto da OAB/RO Walter Gustavo Lemos, do conselheiro federal pela OAB/RO Elton Assis, do procurador-adjunto da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas Raul Fonseca, do membro da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RO Felippe Pestana e do juiz auxiliar da Presidência João Adalberto Castro Alves.