A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), entregou na última quarta-feira (03), duas unidades de apoio aos advogados na cidade de Guajará-Mirim. Uma moderna sala de apoio com equipamentos tecnológicos de ponta no Fórum Cível, e uma sede da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), para receber os cursos telepresenciais, no centro da cidade.
O padrão de mobiliário e equipamentos adotados pela gestão, com moderno layout, mobiliário confortável e equipamentos tecnológicos de ponta entregue na sala de apoio do Fórum, visa garantir o acesso dos profissionais aos processos virtuais adotados pelo judiciário brasileiro, especialmente Rondônia, que já teve implantado o Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe), em todas as Varas do Trabalho e está em fase de implantação, em todo o Estado, do mesmo sistema na Justiça Comum.
Ao fazer a entrega oficial da sala o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressaltou que “Para nossa gestão é um momento de extrema felicidade estar aqui hoje dando continuidade a este de projeto de inclusão digital, trazendo tecnologia para as subseções. Nós fomos muito felizes investindo recursos em tecnologia, em equipamentos de ponta, proporcionando um ambiente totalmente humanizado para que o advogado possa defender o cidadão com o máximo de conforto possível e tecnologia eficiente, necessária ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) ”.
Em seguida a juíza Karina Sobral, representando a juíza diretora do Fórum Juliana Brandão, parabenizou a OAB Rondônia pela iniciativa de estruturar todas as salas, melhorando o trabalho de todos. “Parabenizo a instituição por essa iniciativa de capacitar e auxiliar os advogados, nessa era de processo digital. Essa iniciativa da OAB em facultar um espaço, proporcionar ao advogado uma melhor qualificação e um melhor instrumento para exercer a advocacia, é realmente muito salutar, e Guajará-Mirim precisa disso. Esse auxílio da OAB faz com que os advogados tenham como exercer a advocacia com maior conforto possível. Enalteço nossa relação institucional sempre muito harmoniosa, juntos auxiliaremos e continuaremos lutando por uma melhor prestação jurisdicional”.
A presidente da subseção de Guajará-Mirim, Cherislene Pereira de Souza, também agradeceu o apoio da Seccional em levar tecnologia e educação continuada aos advogados da comarca e região. “Agradeço a presença de todos na pessoa do presidente Andrey Cavalcante. Graças ao trabalho constante da atual gestão em favor da advocacia, conquistamos muitas vitórias para os profissionais de Guajará-Mirim. Agradeço essa importante implantação da sala de apoio no Fórum e a sede da ESA, que muito contribuirá para a educação continuada dos profissionais, o que fortalece e valoriza os advogados”.
Finalizando, o juiz Paulo Fabrício também parabenizou a Seccional pela iniciativa de operacionalizar o trabalho dos advogados. “Parabenizo a atual gestão da OAB por este ato audaz de suprir todas as comarcas com ambiente adequado para os advogados. Nós sabemos que a informatização é um caminho sem volta, que dentro de um ou dois anos não teremos mais processos físicos, serão todos virtuais, e essa iniciativa da OAB de proporcionar aos profissionais uma sala confortável, com acesso ao sistema e capacitação, é fundamental. Também destaco nosso bom relacionamento com os advogados aqui em Guajará sempre em prol do jurisdicionado”.
Os recursos para a implantação das novas salas de apoio no interior do Estado provêm do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), geridos pela Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), com a contrapartida da Seccional da OAB. Ao todo serão entregues 26 novas unidades em todo o interior do Estado.
Sala da ESA/RO
Em seguida, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, acompanhado da diretoria da Subseção, advogados e autoridades, inaugurou a sala da ESA/RO da Subseção, que está localizada na Av. XV de novembro, 1910, bairro Serraria. Andrey manifestou a alegria, de entregar a sede para os advogados da região usufruírem desse espaço comum, que visa promover a educação continuada dos advogados em todo o Estado.
O local possibilitará a promoção da educação continuada aos advogados da Comarca por meio dos cursos telepresenciais disponibilizados pela ESA/RO e que são realizados em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).
Participaram também das inaugurações, o diretor tesoureiro da OAB/RO, Fernando Maia, o promotor de justiça da comarca, Samuel Alvarenga, o delegado de polícia Milton Santana da Silva, o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Israel, vários advogados de Guajará e região.
Guajará-Mirim
O município de Guajará-Mirim tem sua história intimamente ligada à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que funcionou em Guajará-Mirim de 1929 a 1970, com a finalidade de transportar a borracha no ciclo da borracha que aconteceu em meado das décadas de 10 e 40 no século XX.
Sua população estimada em 2014 é de 46. 203 habitantes, sendo assim, o oitavo município mais populoso do estado.
É o segundo maior município do estado em extensão territorial, e o oitavo em população. Em maio de 2009, na cidade do Rio de Janeiro, Guajará-Mirim recebeu o título de “Cidade Verde”, outorgado pelo Instituto Ambiental Biosfera, em razão de seu mosaico de áreas protegidas, que fazem, da cidade, um dos maiores municípios brasileiros em termos de áreas preservadas. A cidade também tem o primeiro jornal editado em língua indígena txapacura.
O município arvora-se do direito de ser o guardião da história do Estado, com inúmeros registros dos primórdios de sua colonização. A saga dos pioneiros construtores da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a presença marcante da igreja católica na colonização de todo o Vale do Guaporé e as inúmeras construções que retratam a história de uma época em que o município concentrava toda a riqueza da região, baseada na extração da borracha e da castanha.
Atualmente, o município registra uma população compreendia em 86% na zona urbana e 14% na zona rural.
Com informações do Wikipédia
Confira galeria de fotos: