Dando continuidade a segunda etapa de entregas dos centros de apoio e de inclusão digital dos advogados em todo o Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, entregou nesta terça-feira(12), duas unidades aos advogados na cidade de Cerejeiras: uma moderna unidade de apoio ao advogado no Fórum Cível, e uma sede da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), para receber os cursos telepresenciais, no centro da cidade.
O padrão de mobiliário e equipamentos adotados pela gestão, com moderno layout, mobiliário confortável e equipamentos tecnológicos de ponta entregue na sala de apoio do Fórum, visa garantir o acesso dos profissionais aos processos virtuais adotados pelo judiciário brasileiro, especialmente Rondônia, que já teve implantado o Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe), em todas as Varas do Trabalho e está em fase de implantação, em todo o Estado, do mesmo sistema na Justiça Comum.
“A adoção do PJe pelo judiciário em nosso Estado tornou-se o maior desafio que a gestão enfrentou. Para tanto, promovemos esse projeto denominado de inclusão digital, dividido em três etapas. Hoje vocês recebem aqui a terceira etapa desta proposta, que são os investimentos financeiros em novas tecnologias – e que contou com total apoio do Conselho Federal. Essa etapa, visou proporcionar os instrumentos para que os advogados pudessem acessar o sistema sem maiores dificuldades, mas nós fomos muito além, ao garantir um local humanizado e confortável para o desempenho de suas atividades”, comentou Andrey Cavalcante, presidente da OAB/RO, ao fazer a entrega oficial da sala.
Ele salientou que antes de chegar a esta etapa, a Seccional acompanhou par e passo todo o processo de adoção do PJe no Judiciário Trabalhistas e Justiça Comum. Na primeira etapa do projeto, a OAB primou pelo diálogo e com uma participação bastante ativa nos comitês gestores para garantir a implantação do sistema de forma que não prejudicasse a advocacia. Numa segunda etapa, a promoção das caravanas itinerantes no Estado, em todas as Subseções, para capacitar a advocacia, agregada a caravana de certificação, visando capacitar todos os profissionais.
Ao finalizar, comentou toda a sua satisfação por ver que esta mesma sala está em porto Velho, está em Buritis, em Vilhena, enfim em todas as Subseções nas condições iguais, sem distinção. “Tudo possível graças a união de todo o sistema OAB, que envolve a diretoria seccional, diretoria da subseção e fundamentalmente o que nos motiva e emociona: continuar a servir os nossos advogados”.
O presidente da Subseção, Truman Gomer de Souza Corcino, demonstrou também toda a satisfação da diretoria da Subseção, em poder oferecer a nova unidade aos advogados da região. “Tudo vem sempre para melhorar a advocacia em Cerejeiras. Nessa empreitada, quero convidar a todos os colegas que usufruam desse novo espaço que é de cada um de nós”.
Mário Guedes, vice-presidente da Subseção, comentou a importância desses investimentos para garantir ainda mais que os advogados possam executar suas atividades com maior dedicação, “sempre visando alcançar a verdadeira justiça”.
A diretora do Fórum, juíza Roberta Cristina, parabenizou a OAB Rondônia, pela iniciativa: “a inclusão não pode deixar ninguém para trás. Nesse caminho sem volta, a OAB tem essa iniciativa brilhante de aparelhar todas as salas, operacionalizar e melhorar o trabalho de todos, garantindo e fortalecendo o tripé essencial da Justiça, ao valorizar os advogados, essenciais a manutenção desse serviço”.
O magistrado Bruno Magalhães, juiz da Comarca, compartilhou da opinião da diretora do Fórum e parabenizou os advogados de Cerejeiras, que segundo ele, são muito comprometidos em seu trabalho em favor dos jurisdicionais e que podem se orgulhar de ter em Rondônia, uma Justiça bastante eficiente, comparada a outros estados. “Que este espaço moderno, atenda cada vez mais aos anseios dos advogados de Cerejeiras”, finalizou o juiz.
A vice-prefeita do município, Lisete Marth, salientou a importância do espaço que agracia a advocacia e que certamente irá beneficiar também os cidadãos. “Parabéns por este momento importante ao nosso município”.
Os recursos para a implantação das novas salas de apoio no interior do Estado provêm de recurso do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), geridos pela Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), com a contrapartida da Seccional da OAB. Ao todo serão entregues 26 novas unidades em todo o interior do Estado.
Sala da ESA/RO
Logo depois, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, acompanhado da diretoria da Subseção, inaugurou a sala da ESA/RO da Subseção, que está localizada na rua Rondônia, no centro da cidade, com prédio totalmente reformado. Andrey manifestou a alegria, de entregar a sede para os advogados da região usufruírem desse espaço comum, que visa promover a educação continuada dos advogados em todo o Estado.
“Esses cursos ofertados pela ESA/RO são realizados em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e todo mês temos um cronograma de cursos. Peço que todos fiquem atentos ao cronograma, divulgado no site e por meio de sms, para que possam aproveitar ao máximo essa oportunidade de qualificação”.
O presidente salientou que a proposta da Diretoria da Subseção e da Seccional é levar a Cerejeiras os cursos presenciais. “Estamos avançando para isto no futuro. Faz parte de projeto da Ordem ter sede própria aqui em Cerejeiras. Vamos envidar todos os esforços junto a Subseção para conseguir a doação de área para construção da sede, desta forma garantir que o cidadão local estará cada vez mais valorizado, com o fortalecimento da entidade”.
Andrey ainda destacou que esses novos investimentos da OAB são o fruto do indicativo da diretoria da Subseção, “dignamente representada pelo doutor Truman. Lembro que logo que assumimos, esse foi um dos primeiro pleitos: promover a educação continuada e garantir a sede própria da Subseção para ofertar espaço digno e confortável para que a classe possa compartilhar os interesses comuns da Ordem”.
O presidente da Subseção, mais uma vez agradeceu a diretoria da Seccional e reforçou o convite aos advogados para que participem dos cursos e valorizem esta oportunidade para se aprimorar mais e distribuir com maior eficiência a justiça aos cidadãos.
Participaram ainda das inaugurações advogados da região e os membros da Diretoria da Subseção, José Luiz de Lemos, secretário-geral adjunto e Deisiane Soleto Velber.
Confira mais fotos: