A advocacia ariquemense recebeu na tarde desta segunda-feira (19), o seu primeiro parlatório. Instalado na Casa do Albergado de Ariquemes o parlatório também atenderá o Presídio Feminino. A unidade, implantada pela OAB Rondônia, conta com quatro cabines, em ambiente climatizado, equipado com acessibilidade e segurança, preparado para o contato entre a advocacia e cliente custodiado.
“É um momento muito gratificante entregar para a advocacia os meios adequados de exercer a sua profissão com dignidade. Essa é uma das principais metas dessa gestão: instalar parlatórios em todo o estado de Rondônia, pois não é admissível que o advogado venha exercer sua profissão e não tenha um local adequado para realizar esse atendimento”, destacou Elton Assis, presidente da OABRO na cerimônia.
Para a realização da obra, a Seccional doou o material e a execução foi feita pelos custodiados, através de uma parceria entre a Subseção de Ariquemes da OAB e a Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus). “Essa parceria está ocorrendo no estado todo. É muito proveitosa e extremamente importante”, explicou o presidente da OABRO.
O presidente da subseção, Brian Griehl, agradeceu a todos que se empenharam no projeto. “Era uma necessidade antiga dos advogados que militam na área criminal, e que contou com irrestrito apoio da Seccional Rondônia e da direção da unidade prisional”.
Para o diretor da Casa do Albergado, Jefferson Fagner, a construção do parlatório é uma vitória para os servidores da unidade e para a advocacia. “Ele é um instrumento a mais para cumprir as prerrogativas dos advogados, uma conquista para os reeducandos que terão um local apropriado para levar sua demanda ao profissional do Direito, além de um ganho para a segurança”.
Parlatórios
Em agosto de 2020 a unidade prisional Urso Branco, em Porto Velho, inaugurou o primeiro parlatório virtual do estado. Em outubro, a unidade de Cacoal implantou seu parlatório, e atualmente os municípios de Vilhena, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e Jaru encontram-se com as instalações em obra ou prontas para serem entregues à advocacia.
A solenidade de inauguração também contou com a presença do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Elton Fülber; o conselheiro federal por Rondônia, Alex Sarkis; diretoria e advocacia da Subseção de Ariquemes.
Matérias relacionadas:
Retomadas as obras de construção dos parlatórios nas unidades prisionais de Rolim de Moura
Em reunião com Sejus, OAB garante novo parlatório em unidade prisional de Ji-Paraná
OAB Rondônia aprova orçamento para construção de parlatório em unidades prisionais de Ariquemes
OAB inaugura primeiro parlatório em unidade prisional de Cacoal