Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB esclarece sobre acordo de cooperação técnica entre TJRO e Energisa

Página Inicial / OAB esclarece sobre acordo de cooperação técnica entre TJRO e Energisa

Recentemente, foi noticiada a celebração de acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) e Energisa, com finalidade de estimular a conciliação entre a empresa e seus consumidores relacionadas à reclamações, em fase pré-processual.

Diante da divulgação da celebração do termo, a Seccional de Rondônia provocou duas reuniões com a participação da OABRO, Defensoria Pública do Estado, Poder Judiciário e Energisa. Na primeira ocasião, foi explanado o objetivo do acordo em vista e pontuado esclarecimentos sobre o objeto do ajuste e o público alvo. Na segunda reunião, a OABRO tratou de ponderar questões para a inclusão da advocacia no denominado “Projeto Iluminados”, que deriva do referido acordo de cooperação.

Dentre os pleitos levantados pela OABRO, estava a sugestão reforçada da necessidade de implantação de Escritório Corporativo no projeto, possibilitando que advogadas e advogados interessados atendessem a um prévio chamamento público que os credenciaria a fazer o acompanhamento dos consumidores por ocasião da tentativa de conciliação empreendida na fase pré-processual.

A razão de ser da sugestão da OABRO é deveras importante: apontou-se a inafastável necessidade de assegurar que os consumidores estejam devidamente subsidiados acerca de seus direitos e das implicações de seu caso, até mesmo para viabilizar um acordo efetivamente justo, já que é reconhecida a vulnerabilidade dos consumidores frente à empresas altamente organizadas e complexas, tal como a concessionária em questão.

Em resposta, os idealizadores pontuaram que apenas os consumidores que não fossem hipossuficientes economicamente é que seriam indicados para o Escritório Corporativo, sendo que os hipossuficientes seriam obrigatoriamente assistidos pela Defensoria Pública.

Por não ser possível aquiescer com a restrição à liberdade de escolha do profissional que proverá assistência jurídica, mesmo diante de pessoas hipossuficientes economicamente, a OABRO entendeu não ser viável sua participação sob tal condição, já que deve ser assegurado aos cidadãos em geral, hipossuficientes ou não, a prerrogativa de ser atendido por um advogado privado ou um defensor público. Ou seja, nessa modelagem, os anseios da advocacia não restavam abrangidos.

Não obstante o diálogo mantido junto ao Tribunal de Justiça, a OABRO continuará adotando todas as medidas necessárias para assegurar a observância da altivez e essencialidade da advocacia, mesmo nas fases pré-processuais, a exemplo do convênio em comento, de modo a enaltecer a cidadania e a proteção de direitos e garantias fundamentais, apenas possível com a presença da advocacia na resolução de conflitos.

Vale ressaltar, que a conciliação deve ser prestigiada pelas empresas não só em fases pré-processuais, mas também nos muitos processos judiciais em trâmite em face da empresa.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone