Neste dia 15 de outubro comemora-se no Brasil o Dia do Professor, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) presta sua homenagem a todos os valorosos profissionais que repartem seus conhecimentos e experiências, formando cidadãos e transformando sonhos em realidade.
A educação é o alicerce para se construir um grande país, e o trabalho do mestre em sala de aula é o que faz a diferença, pois com sua sabedoria inspira seus alunos a aprenderem, a descobrirem novos horizontes, e ajudam a formar novas gerações nas mais diversas profissões.
“Ao fazermos essa justa homenagem a uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, prestamos o nosso reconhecimento e agradecimento, em especial aos professores brasileiros que, de forma abnegada, ajudam a construir um país melhor”, Andrey Cavalcante, presidente da OAB/RO.
Origem do Dia dos Professores
A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
Com informações do Brasilescola