Em reunião com membros da Comissão do Jovem Advogado (OAB Jovem) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), o Presidente Andrey Cavalcante recebeu três novas propostas da Comissão que visam beneficiar os advogados em início de carreira.
O primeiro projeto é o ‘Guia do Jovem Advogado’, que tem por objetivo apresentar propostas para orientar, principalmente, o jovem advogado que não participou ou que não teve um estágio profissional adequado, sobre questões básicas para o início da carreira, norteando os primeiros passos profissionais e propiciando a inclusão dos novos advogados no mercado de trabalho. “O jovem advogado encontra grandes obstáculos e dificuldades, e este projeto visa auxiliar na prática da advocacia”, pontua Herberte Nascimento, relator do projeto e membro da OAB Jovem.
‘OAB nas Instituições de Ensino Superior’ é o segundo projeto apresentado pela comissão, e objetiva aproximar a Ordem dos Advogados do Brasil e as Instituições de Ensino Superior, levando aos acadêmicos dos cursos de Direito uma noção exata do papel da OAB.
As palestras do projeto ‘OAB nas Instituições de Ensino Superior’ serão apresentadas pelos membros da comissão OAB Jovem, nas instituições da capital e do interior, apresentando aos acadêmicos a realidade da advocacia, a rotina de um advogado, de sua função social à justiça, das prerrogativas, dos seus direitos e obrigações. “A implementação do projeto visa o fortalecimento do conhecimento dos acadêmicos e das instituições de ensino superior, de maneira que contribua, principalmente, para o progresso do ensino jurídico”, reitera Rivaldo Veras, relator do projeto e membro da Comissão.
O terceiro projeto apresentado ao Presidente da Seccional trata-se da criação do “Banco de Currículos”. O objetivo é facilitar aos advogados e estagiários a inserção no mercado de trabalho. De forma eletrônica, os currículos seriam cadastrados e disponibilizados para análise e seleção aos escritórios de advocacia e empresas.
O modelo do projeto “Banco de Currículos” apresentado pela OAB Jovem da OAB/RO é baseado no Linked Jus, o banco de currículos criado pela OAB do Distrito Federal. Neste formato é possível a interação entre pessoas de várias redes sociais, possibilitando receber alertas de vagas através de amigos cadastrados. “O banco de currículos tem por objetivo fornecer informações para seleções de empresas e escritórios carentes de profissionais em determinadas áreas de atuações, além de possibilitar a visualização de vagas disponibilizadas”, pontua Allan Albuquerque, relator do projeto e membro da Comissão OAB Jovem.
O Presidente da OAB Rondônia, Andrey Cavalcante pontua que os projetos apresentados contribuem para a evolução profissional da advocacia e encaminhou as propostas ao Conselho Estadual, para deliberação na reunião do Conselho Seccional.