O presidente da Comissão do Jovem Advogado (OAB Jovem) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), Felipe Gurjão, participou do Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Advogados em Início de Carreira, realizado nos dias 22 e 23 de maio, na Seccional do Pará, na cidade de Belém.
Destinada a advogados que possuem até cinco anos de profissão o evento teve como objetivo promover debates sobre temas atuais, extensão de empreendimentos de sucesso, culminando com a elaboração da “Carta de Belém”, documento com todas as deliberações, recomendações e requerimentos aos conselhos seccionais e ao Conselho Federal da OAB no que diz respeito à jovem advocacia.
Segundo Felipe Gurjão foi uma grande oportunidade para troca de experiências entre as comissões de todo o país, principalmente para que seja possível criar mecanismos para que os jovens advogados possam se consolidar na profissão.
Felipe destacou ainda uma frase usada pelo presidente da OAB Jovem do Pará, Antônio Graim Neto: “O Jovem advogado não é o futuro. É o presente da advocacia. ”
Aproveitando a ocasião Felipe Gurjão participou de uma reunião com a Comissão Nacional do Jovem Advogado onde foram apresentados dois novos projetos que serão implantados futuramente na OAB Jovem de Rondônia, são eles: A criação de um grupo de estudos por e-mail e a criação da Subcomissão do Estudante de Direito.
Representando o último ato do colégio o documento, intitulado “Carta de Belém”, (confira carta ao final) foi assinado por todos os líderes da jovem advocacia brasileira que estiveram presentes na sede da OAB/PA durante os dois dias do encontro, a carta recomenda dentre outras coisas que os Conselhos Seccionais pratiquem a isenção de custas de inscrição de sociedades compostas de jovens advogados.
Confira baixo, no anexo, Carta de Belém:
Com informações da OAB/PA