Com o objetivo de garantir a realização da livre manifestação dos cidadãos, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, nomeou nesta quarta-feira (19), os membros que farão parte da Comissão que irá receber relatos de eventuais transgressões e acompanhar eventuais procedimentos relativos aos possíveis abusos cometidos contra os manifestantes no movimento popular marcado para acontecer nesta quinta-feira (20), em Porto Velho, a partir das 16h na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Alguns dos membros estiveram reunidos com o Presidente da OAB/RO quando da nomeação e traçaram como irão atuar durante o movimento. “Vamos acompanhar toda a movimentação e observar se serão assegurados os direitos para que o movimento seja realizado. Da mesma forma, orientar os integrantes para que tudo transcorra dentro da maior normalidade, sem uso de força ou qualquer tipo de agressão. Caso isso ocorra acompanhar todos os procedimentos para apurar com a maior brevidade o ocorrido”, comentou Rodolfo Jacarandá, que ao lado do Conselheiro Estadual da OAB/RO, Fabrício Grisi Médici Jurado, coordenará a comissão ao lado de mais 17 advogados.
“Essa é forma que podemos mostrar que a OAB está ao lado da sociedade na garantia do Estado Democrático de Direito. Mas voltamos a rogar pelo esforço conjunto, da sociedade e autoridades, para que os protestos transcorram de modo ordeiro e pacífico, livre do uso excessivo de força policial, para que assim, os objetivos propostos pelos manifestantes possam ser alcançados e, consequentemente, que ganhem maior adesão da sociedade”.