OAB participa de homenagem ao advogado Delson Xavier na Assembleia Legislativa

Página Inicial / OAB participa de homenagem ao advogado Delson Xavier na Assembleia Legislativa

Delson Fernando Barcelos Xavier durante discurso

Na tarde desta segunda-feira (26), a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, no plenário da Assembleia Legislativa, da sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo ao advogado Delson Fernando Barcelos Xavier, juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), pela vaga pertencente a advocacia.

A homenagem proposta pelo deputado Hermínio Coelho (PSD) e Rosângela Donadon (PMDB) também agraciou o operador do direito Jackson Abílio de Souza.

A sessão foi presidida pelo deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), que apresentou as justificativas dos deputados Hermínio e Rosângela, que se encontram adoentados, portanto, impossibilitados de participar da solenidade. Ao mesmo tempo, Boabaid lembrou que o presidente Maurão de Carvalho (PP) está liderando comitiva pela BR 319, o motivo de sua ausência.

O secretário de Turismo (Setur) e presidente da Academia Rondoniense de Letras, Júlio Olivar, disse que a medalha tem o caráter de valorização a profissionais tão dedicados e consagrados ao Estado de Rondônia. Ao migrarem, contribuíram para seu desenvolvimento, especialmente na área jurídica e educacional, finalizou.

A reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Berenice Alho Tourinho, se disse honrada em ter dois educadores do departamento de ciências jurídicas da universidade sendo homenageados. “A Universidade e todo Estado de Rondônia se sentem honrados por esta homenagem”.

O arquiteto Luiz Leite, presidente da associação dos amigos da Madeira-Mamoré, parabenizou o pioneirismo dos homenageados e o apoio dado a salvaguarda do patrimônio histórico.

O professor Delson Xavier, agradeceu a Assembleia e aos deputados pela votação e concessão “dessa digna homenagem”. Ressaltou que não se faz nada sozinho e muitas pessoas foram importantes para conquistar objetivos, por isso nomeou e ressaltou o trabalho de muitos dos presentes em sua vida.

Ao receber a Medalha do Mérito Legislativo, disse, “só tenho a agradecer a todos os que fizeram e fazem parte de minha vida, em especial da minha família”. Destacou a importância da imprensa, como ferramenta da liberdade, assim como o Direito, essências para um país com liberdade e democrático.

Finalizou agradecendo aos alunos e ex-alunos, cuja missão maior de sua vida é o “de preparar, motivar e formar cidadãos éticos pela cidadania e bem comum, à legalidade e a justiça. Manifesto meu desejo de continuar no processo de humanização e luta pelos direitos democráticos”.

Com informações e fotos da ALE/RO.