OAB participa de homenagem ao juiz Dimis Braga, na Assembleia Legislativa

Página Inicial / OAB participa de homenagem ao juiz Dimis Braga, na Assembleia Legislativa

Diretor tesoureiro da OAB/RO, Fernando Maia, durante discurso

Nesta terça-feira (19), a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), participou da homenagem de concessão de título de cidadão rondoniense ao juiz da 1ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, Dimis da Costa Braga, na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO). O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 005/15, é de autoria do presidente da ALE/RO, Maurão de Carvalho (PP) pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

O diretor tesoureiro da OAB Rondônia, Fernando Maia, representando o presidente Andrey Cavalcante, esteve presente à solenidade.

“É uma honra estar aqui hoje para homenagear o juiz federal Dimis Braga, que assim como a OAB postulou e postula muitas questões em prol de Rondônia. Chamou para si a responsabilidade de demandas do estado, especialmente ao que tange o abandono da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Um grande homem, e que também sempre buscou a continuidade de uma relação institucional fraterna. Na condição de rondoniense, entregar este título à vossa excelência, é uma honra, uma justa homenagem. Receba da OAB todo carinho, agradecimento e homenagem”, ressaltou Fernando Maia.

Bastante emocionado, o juiz federal Dimis Braga agradeceu a homenagem e todas as palavras de carinho e admiração a ele mencionadas. Relembrou sua trajetória profissional até chegar a Rondônia, e destacou que o patrimônio humano e cultural tem que permanecer para que as futuras gerações também conheçam seus feitos. Encerrou dizendo que realizou um sonho: ser também essa terra de muitos outros nomes que fizeram e fazem a sua história.

Em seguida, o deputado Maurão de Carvalho entregou do título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia ao juiz Dimis da Costa Braga.

Também prestigiaram a solenidade, o conselheiro federal da OAB/RO, Reginaldo Joca, a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Helena Maria Sadahiro, o superintendente Estadual de Turismo (Setur), Júlio Olivar, representando o governador Confúcio Moura, o conselheiro Wilber Coimbra, representando o Tribunal de Contas de Rondônia, o juiz federal Herculano Nacif, a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Berenice Tourinho, o juiz eleitoral José Antônio Robles, representando o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), advogados, deputados estaduais, magistrados e servidores da justiça federal de Rondônia.

Dimis da Costa Braga
É nascido na cidade de Lábrea (AM). De família humilde, começou a trabalhar cedo. Antes dos 19 anos, já tinha exercido diversas funções, entre elas a de vendedor ambulante, balconista, pedreiro, servente de pedreiro, perfurador de poço artesiano, auxiliar de dentista e ajudante de eletricista e de encanador.

Logo jovem, foi aprovado em concurso público para a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. É pós-graduado em Direito Processual Civil e em Direito Público. Mestre em Direito Ambiental e em Ciências Jurídicas. É também professor, escritor, poeta e cronista.

Foi no Estado vizinho que exerceu a função de juiz substituto e titular no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), sendo o responsável pela propaganda nas eleições de 2010 e ouvidor desde 2014.

Dimis é titular da 1ª Vara de Rondônia, desde 27 de março de 2013, exercendo na Seção Judiciária de Rondônia as funções de coordenador dos Juizados Especiais; coordenador do Sistema de Conciliação e é membro da Turma Recursal, sendo também vice-diretor do Foro.

Recentemente foi indicado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e empossado em uma sessão solene no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, para assumir a vaga de Juiz Federal na composição da egrégia Corte Eleitoral, como membro efetivo, para o biênio 2013/2015.

Com informações e fotos da Ascom ALE/RO

Confira galeria de fotos: