OAB participa do I Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural no MP

Página Inicial / OAB participa do I Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural no MP

Walter Gustavo Lemos representou a Seccional no evento

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, na manhã desta quinta-feira (25), da abertura do I Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural, realizado no Ministério Público de Rondônia (MP-RO).

Sob a organização do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural (CAOP-MA), o evento objetiva a discussão sobre a defesa, manutenção e restauração desses bens no Estado, e será destinado à sociedade em geral, além de Membros do MPRO, profissionais e acadêmicos ligados ao tema.

O secretário-geral adjunto, Walter Gustavo Lemos, representou o presidente Andrey Cavalcante no evento, e destaca a importância do encontro para fomentar ideias que contribuam para a conservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Rondônia.

Nesta quinta, a programação será composta pelas palestras “Introdução ao Patrimônio Histórico”, a ser ministrada pelo arquiteto do Iphan/RO, Giovani Barcelos; e pelo “Processo de Tombamento e Atribuições do IPHAN”, a ser apresentada pela superintendente do Iphan/RO, Mônica Castro de Oliveira.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão, Luís Fernando Cabral Barreto, falará sobre a “Atuação do Ministério Público em Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural”. Às 16h, será proferida a palestra “Gestão de Cultura e de Bens Culturais”, pela Coordenadora de Gestão e Fomento do Iphan, Sandra Rafaela Magalhães Corrêa.

Já na sexta-feira, às 8h30, será tratado o tema “Restauração da Câmara de Vereadores no Município de Porto Velho”, pelo professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Marcos Antônio Domingues Teixeira; e, às 9h20, a “Restauração do Forte Príncipe da Beira”, pelo arquiteto do Iphan, Giovani Barcelos. Às 10h30, haverá apresentação de projeto “Restauração das Fachadas dos Prédios da Avenida Sete de Setembro”, em Porto Velho, que será abordado pelos arquitetos Vann Oliveira e Vanessa Carvalho.

O evento tem como parceiros o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPRO), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Fecomércio e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Com informações da Ascom MP-RO