Nesta segunda-feira (7), a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, da cerimônia de implantação do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Juizado da Fazenda Pública da capital, realizada na Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO).
A nova ferramenta tem por objetivo substituir a tramitação de autos em meio físico pelo meio eletrônico, como instrumento de celeridade e qualidade da prestação jurisdicional, além da vantagem na adoção de ferramentas tecnológicas, permitindo a adequação do funcionamento do Poder Judiciário aos princípios da proteção ambiental, com relação à economia de papel.
O advogado Walter Airam Naimaier Duarte Junior, representou o presidente da OAB/RO Andrey Cavalcante no evento. Walter Airam é presidente da Comissão de Tecnologia e Informática da Seccional e integra o Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico criado pelo TJ-RO.
“Essa implantação é benéfica aos advogados, pois terão acesso aos seus processos em tempo real, sem precisar se deslocarem até o tribunal, ganhando assim, tempo e agilidade no andamento do processo. O próximo passo da Seccional é continuar capacitando os profissionais que ainda necessitem de treinamento do PJe”, ressalta Walter Airam.
A solenidade conduzida pelo presidente do TJ-RO, desembargador Rowilson Teixeira, contou ainda com o protocolo do primeiro processo eletrônico da Fazenda Pública da capital. Raimisson Miranda foi o primeiro advogado a protocolar nesta vara e aprovou o novo meio de peticionamento. “Todos ganham com essa nova ferramenta de trabalho, os advogados, os servidores da justiça, e o jurisdicionado”.
Participaram também da cerimônia Fábio de Souza Santos, procurador do Estado e membro do Comitê Gestor do PJe do TJ-RO representando o governador Confúcio Moura, João Adalberto de Castro Alves, juiz auxiliar da presidência do TJ-RO representando o desembargador Alexandre Miguel – presidente do Comitê Gestor do PJe do TJ-RO, Acir Teixeira Grécia, juiz responsável pelo juizado da Fazenda Pública da capital, Edivaldo Cairo, subdefensor público-geral do estado de Rondônia, vários advogados, servidores, e autoridades civis e militares.