Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB recebe a XXI Caravana da Abrat em comemoração aos 70 anos da CLT

Página Inicial / OAB recebe a XXI Caravana da Abrat em comemoração aos 70 anos da CLT

Pela primeira vez Rondônia recebeu o Simpósio Trabalhista da Caravana da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat). A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em conjunto com a Abrat, OAB/AC, Tribunal Regional do Trabalho -14 Região, Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho – 14 Região (Amatra14) e Ministério Público do Trabalho realizou uma programação especial nos Estados do Acre e Rondônia em comemoração aos 70 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Na tarde de sexta-feira (03), o Seminário Trabalhista foi realizado no auditório da OAB/RO e contou com a presença de mais de 150 inscritos, entre acadêmicos de Direito e advogados que atuam na área.

“Consideramos um sucesso a primeira vinda da Caravana Abrat para Rondônia. Nossa proposta é levar a caravana às capitais em que nunca estivemos e promover o debate, o fortalecimento dos profissionais da área com a criação das Associações dos Advogados Trabalhistas filiados a Abrat e a sua qualificação. Considerando o sucesso do primeiro evento, certamente voltaremos a região norte”, garantiu Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, Presidente da Abrat. Ele destaca que reuniram-se em Porto Velho especialistas do Direito Trabalhista de cinco Estados e o Distrito Federal, sendo ele Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Acre, aliados aos especialistas de Rondônia que vieram prestigiar o evento.

Em função da comemoração dos 70 anos da CLT, a programação também teve o objetivo de levantar as discussões sobre as reformas necessárias a legislação trabalhista, porém fortalecer a proposta de que a reforma defendida não é para minimizar os direitos dos hipossuficientes, mas adequar-se a modernidade social e as novas tecnologias. “Desde a sua implantação a CLT já passou por mais de 500 emendas mudando a sua origem. Portanto existe a necessidade de uma reforma, adequada a modernidade, com mais flexibilidade e que amplie os direitos dos mais fracos”, defendeu Luis Gomes, um dos Diretores da Abrat.

Como temas da palestra no dia 03, o advogado e Presidente da Associação Goiana de Advogados Trabalhistas, Rafael Cortês, discorreu sobre as dificuldades enfrentadas com a implantação do Processo Judicial Eletrônico em todo país. Os profissionais continuam defendendo um calendário mais adequado a cada região e que respeite as peculiaridades especialmente em função das dificuldades de acesso a internet, treinamento adequado, aliado ao tempo de adaptação.

Em seguida, o Presidente da Associação Luso Brasileira dos Juristas do Trabalho (Jutra), advogado trabalhista, professor do Uniceb, e Ex-Procurador Geral do Ministério Público do Trabalho Brasileiro, João Pedro Ferraz dos Passos discorreu sobre a Execução Trabalhista e o atual Projeto de Lei do Senado 606/2011 que está em tramitação. João Pedro citou vários exemplos que são adotados quando da Execução das dívidas trabalhistas, porém algumas que ferem o direito da ampla defesa e demais garantias constitucionais, atos que demonstram excessos por parte de alguns magistrados, tudo porque falta de um único regramento que defina as formas de Execução.

Sobre o novo projeto em tramitação declarou que “a meu ver o PLS não vai resolver os problemas de celeridade nos processos de execução, que era a proposta inicial. Ele traz apenas algumas perfumarias legitimando procedimento que já acontecem, mas não vai ao cerne da questão que mais prejudica o trâmite dos processos que seriam dar maior celeridade às ações”.

Da mesma opinião o Juiz do Trabalho, titular da Vara de São Miguel, Edilson Carlos de Souza Cortêz, que representou o Desembargador Presidente do TRT14, concordou que o projeto não resolve o problema de celeridade e que é preciso ter parâmetros de aplicação da norma de Execução em todas as varas do país. Mesmo assim, ambos concordam que a iniciativa é boa, pois pretende aprimorar a legislação, porém precisa do amplo debate.

O advogado trabalhista e Conselheiro Federal da OAB/RO, Elton Assis, comentou que as palestras foram muito enriquecedoras e discutiram problemas seríssimos enfrentados hoje pelos advogados trabalhistas. “Concordamos que o PJE é uma ferramenta importante para garantir eficácia na prestação jurisdicional e que ele é um caminho sem volta, porém precisamos de tempo para adaptações. O debate proposto neste evento foi bastante proveitoso, especialmente quanto ao tema da execução trabalhista. Esperamos poder receber a Caravana da Abrat muitas outras vezes à Rondônia”.

Andrey Cavalcante, Presidente da OAB/RO, reafirmou que Ordem está de portas abertas para receber a Caravana da Abrat, bem como apoiar as causas defendidas pela Abrat e pela Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (Aronatra), empossada durante a programação do seminário. Andrey ainda reforçou a Diretoria da Abrat que promover a qualificação da advocacia e fortalecimento da profissão uma das suas principais metas de gestão.

Estiveram presentes ainda a solenidade de abertura do seminário na OAB/RO compondo a mesa de honra, o Procurador-Chefe Substituto da Procuradoria Regional do Trabalho da 14 Região, Fabrício Gonçalves de Oliveira, a Juíza do Trabalho Luzinália de Souza Moraes, Presidente da Associação dos Magistrados da 14 Região e o advogado e Conselheiro Estadual da OAB/RO, representando a Fecomércio, Paulo Rogério José.

À noite, as atividades da XXI Caravana Abrat continuaram no auditório da Uniron, onde aconteceu a exposição fotográfica “Recortes da Amazônia: Trabalho, Cidadania e Justiça”, o teatro “A vida das domésticas”realizado por servidores do TRT14, e a palestra com o Procurador da 6ª Região, professor de cursos preparatórios de carreira jurídica e doutrinador Renato Saraiva.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone