OAB reúne advogadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Página Inicial / OAB reúne advogadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Dia da Mulher 06.03 (96)

Confraternização reuniu dezenas de advogadas

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão das Mulheres Advogadas, com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) e Comissão Estadual das Mulheres de Carreira Jurídica de Rondônia, realizou nesta sexta-feira (06), uma extensa programação dedicada às mulheres advogadas.

Representando a diretoria da OAB/RO, o secretário-geral adjunto, Walter Gustavo Lemos, deu boas vindas às advogadas às parabenizando-as pela data e lembrando o papel da Ordem na valorização e na luta diária pelo livre exercício da profissão desempenhado pelas profissionais.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Elda Luciana de Oliveira Melo, agradeceu a presença das mulheres no evento e convidou-as para integrar a equipe de trabalho para que, juntas, possam alcançar os objetivos propostos em busca da efetivação de novos projetos que serão desenvolvidos em prol das mulheres.

Em nome da Caaro, a secretária-geral adjunta, Helena Maria Boldrani, agradeceu a presença de todos e reforçou o papel do braço assistêncial da Ordem, que cuida, principalmente, da saúde das mulheres advogadas.

Maracélia de Oliveira, presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/RO, parabenizou as mulheres pela data citando a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado, Zelite Andrade Carneiro, como um grande exemplo do avanço da mulher na carreira jurídica e lembrou ainda o espaço que as mulheres estão ganhando no âmbito profissional e principalmente dentro do Conselho Federal.

Elizabeth de Oliveira, presidente Comissão Estadual das Mulheres de Carreira Jurídica de Rondônia, convidou às advogadas a integrarem a Comissão e destacou a importância desta participação para que a mulher possa evoluir cada vez mais buscando seu espaço.

O evento contou a participação da conselheira federal da OAB, Elisa Helena Lesqueves Galante, que abordou o tema: “A Mulher na advocacia”. A conselheira abordou a importância da mulher em permanecer na luta pela ampliação do seu espaço, tanto profissional quanto institucional.

Segundo ela, apesar do número de mulheres ter crescido proporcionalmente em inscrição na OAB, representando 46%, ainda existe pouca representação no âmbito profissional e institucional.

Elisa Helena lembrou o grande feito da OAB em aprovar no pleno um provimento no sentido de que 30% do espaço institucional seja concedido às mulheres. “Um espaço que tende a valorizar e ampliar o espaço da mulher no poder institucional”, frisou Elisa.

Em seguida, foi realizada a palestra da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Zelite Carneiro de Andrade, que tratou sobre “Cidadania ativa da Mulher”.

Zelite lembrou da constante luta da mulher para se inserir na sociedade e conquistar espaço e respeito, destacando o crescente número de violência contra a mulher: no mundo inteiro mais de 60 milhões estão desaparecidas vítimas da violência.

A desembargadora também abordou tópicos como a Construção da Cidadania Feminina e o Percentual de mulheres filiadas em partidos políticos.

De acordo com Zelite Andrade, a paridade sexual ainda é muito grande, barreira que precisa ser quebrada para que os direitos possam realmente ser considerados iguais.

Mesmo não podendo participar do evento a vice-presidente da OAB/RO, Veralice Veris, fez questão de deixar sua mensagem em nome de todas as mulheres advogadas que fazem parte da atual gestão. “Possuímos uma gestão composta por muitas mulheres atuantes e parabenizamos as advogadas do nosso Estado pelo Dia Nacional da Mulher ressaltando que todas têm papel fundamental não somente na construção de uma sociedade melhor, mas também no fortalecimento da nossa advocacia”.

Também estiveram presentes no evento o diretor tesoureiro da OAB, Fernando Maia, o conselheiro federal da bancada de Rondônia da OAB, Antônio Osman de Sá, os conselheiros estaduais, Fabricio Grisi Médici Jurado, Gabriel Tomasete, as conselheiras estaduais adjuntas Juliani Munis e Naiara Simeas, além do presidente da Comissão de Defesa do Advogado Público, a presidente da Comissão de Estudo e Direito do Trabalho, Rosecleide Noé, a presidente da Comissão da Diversidade Sexual, Marília Benincasa Lisboa, o secretário geral da Caaro, Vitor Martins Noé e a 1ª governadora do Estado de Rondônia, Janilene Melo.

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO