Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO acompanha paralisação dos agentes penitenciários, atuando para garantir prerrogativas e respeito aos direitos fundamentais

Página Inicial / OAB/RO acompanha paralisação dos agentes penitenciários, atuando para garantir prerrogativas e respeito aos direitos fundamentais

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) tem acompanhado desde as primeiras horas de sexta-feira (18) o movimento paredista dos agentes penitenciários do estado, denominado “Operação Padrão”. O presidente da Seccional, Elton Assis, determinou uma força tarefa para para o acompanhamento e visando garantir a observância da ordem jurídica. A ação é formada pelas comissões de Defesa das Prerrogativas, Defesa dos Direitos Humanos, dos Advogados Criminalistas e de Assuntos Penitenciários.

Neste período, várias foram as diligências e visitas nas unidades prisionais objetivando o acompanhamento do movimento, pessoalmente ou supervisionadas pelos presidentes das Comissões de Prerrogativas, secretário-geral, Márcio Nogueira; de Assuntos Penitenciários, Fadrício Santos; Advogados Criminalistas, Breno Mendes; Direitos Humanos, Cássio Vidal; assim como dos advogados integrantes das comissões: Ilza Neyara, Graciliano Sanchez, Zuldas Veiga e Alessandra Camelo.

Durante as diligências, foi constatado que os agentes penitenciários estão trabalhando apenas e tão somente com os plantonistas, ou seja, não estão trabalhando os agentes que fazem hora extra, o que representa baixo efetivo de agentes por presos. Entre as constatações, a Penitenciária de Médio Porte – Pandinha, no plantão, foram averiguados apenas cinco agentes para o acompanhamento de 665 presos, o que implica em risco eminente, como também o estresse da falta de visita, da impossibilidade de transferência, bem ainda das dificuldades de todas as ordens nas rotinas dentro das unidades.

O presidente da OAB/RO manifestou preocupação com a situação enfrentada pelas unidades prisionais. “Desde o primeiro momento da paralisação estamos atentos. Foi constatado durante a atuação da Ordem uma forte tensão entre os apenados, fruto da suspensão das visitas e outras restrições decorrentes do movimento. Além disso, todas as medidas estão sendo tomadas pela OAB/RO para garantir que as prerrogativas sejam respeitadas. Estamos em regime de plantão, em alerta máximo, acompanhando esse movimento diuturnamente”, disse Elton Assis.

A vice-presidente da Seccional, Solange Aparecida, ressalta a necessidade de que os envolvidos adotem uma postura eficaz, tendo como base o respeito às garantias constitucionais e à ordem jurídica, de modo que o impasse seja resolvido o quanto antes. “A Seccional está observando a paralisação e atenta para que as garantias constitucionais sejam respeitadas. Estamos atuando pela preservação dos direitos e prerrogativas da advocacia e da população do estado”, pontuou.

O secretário-geral da Seccional explica que a OAB tem atuado para que as prerrogativas da advocacia em ter acesso a seus clientes sejam respeitadas. “Exemplo disso foi a situação de uma advogada que acionou a Comissão de Prerrogativas por não conseguir ter acesso à sua constituinte nessa capital e, por força da atuação da OAB, foi possível àquela contatar com sua cliente”, comentou Márcio Melo, que também é presidente da CDP.

Elton Assis destacou a atuação das comissões da Seccional. “Parabéns à atuação da força-tarefa formada por nossas comissões. Excelente atuação dos presidentes Fadrício Santos, Breno Mendes e Cássio Vidal, bem como dos membros das respectivas comissões”, completou o presidente da OAB/RO.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone